Emílio Ribas do Guarujá realiza ciclo de palestras sobre Arboviroses

Publicado em: 02/03/2018

Evento em 28 de fevereiro, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, abordou doenças como febre amarela, dengue e chikungunya

 

Evento foi destinado a profissionais e estudantes da área de saúde, agentes comunitários e conselheiros de saúde

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo localizada no Guarujá e gerenciada em parceria com a Fundação ABC, promoveu em 28 de fevereiro a 9ª edição do ciclo de palestras para orientação e conscientização de profissionais da saúde. A atividade teve lugar no Teatro Municipal Procópio Ferreira, das 9h às 13h.

Nessa edição, o tema abordado foi o “Panorama atual das arboviroses – febre amarela, dengue e chikungunya”. Foram discutidos métodos de prevenção, diagnósticos, tratamentos e as principais características das doenças.

Entre os palestrantes convidados estiveram o professor de Infectologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Dr. Juvencio José Duailibe Furtado, o médico infectologista do Emílio Ribas II, Dr. Marcos Montani Caseiro, além de representantes da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) e do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Santos.

O evento foi destinado a profissionais e estudantes da área de saúde, agentes comunitários e conselheiros de saúde.

FEBRE AMARELA

Desde o início de 2016, a Secretaria intensificou as ações de enfrentamento da febre amarela no Estado, por meio de monitoramento dos corredores ecológicos, vigilância epidemiológica e vacinação. Somente em 2017 foram imunizadas no Estado 7 milhões de pessoas, o que representa praticamente o dobro do número de doses aplicadas nos 10 anos anteriores. As áreas com indicação da vacina foram gradativamente ampliadas, a partir do monitoramento dos corredores ecológicos, abrangendo atualmente 575 dos 645 municípios paulistas.

A região da Baixada Santista, por exemplo, foi incluída na inédita campanha de imunização contra a febre amarela, que teve início em 25 de janeiro com objetivo de imunizar 9,2 milhões de pessoas ainda não vacinadas, em 54 cidades paulistas.