Emílio Ribas II organiza ciclo de palestras sobre dengue, chikungunya e Zika

Publicado em: 19/02/2016

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, no Guarujá, organizou dias 12 e 13 de janeiro ciclo de palestras para orientação e conscientização de profissionais da saúde sobre a dengue, chikungunya e Zika vírus. A iniciativa contou cerca de 150 participantes, entre médicos, assistentes sociais, agentes comunitários, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, entre outros convidados da Baixada Santista.

Com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, o ciclo de palestras teve lugar no campus Guarujá da Universidade UNAERP. Sob responsabilidade dos infectologistas Dr. Marcos Caseiro e Dr. Gustavo Pasquarelli, temas como situação epidemiológica, quadro clínico e tratamento das doenças foram abordados ao longo do evento.

Diretora técnica do Emílio Ribas II, Dra. Maria Odila Gomes Douglas ficou satisfeita com a adesão dos profissionais do Guarujá que participaram das palestras. “Pretendemos abordar o tema em toda a região. Nós somos referência em infectologia. Queremos mostrar como deve ser o atendimento e a utilização do hospital, com eficácia e rapidez”, destacou.

Durante o evento, o infectologista Dr. Marcos Caseiro falou sobre os efeitos da febre chikungunya e do Zika vírus, que apesar de não terem o mesmo grau letal da dengue, ocasionam sérias complicações. O Zika, por exemplo, ao infectar gestantes, está relacionado a casos de microcefalia nos recém-nascidos. Já o Dr. Gustavo Pasquarelli abordou a atenção no atendimento em casos de dengue, a importância da hidratação e ainda esclareceu dúvidas da plateia em relação a medicamentos, diagnóstico e fluxo de atendimento ao paciente.

FIM DE ANO

O mês de dezembro foi bastante agitado para os colaboradores do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II. Em 23 de dezembro, por exemplo, os funcionários estiveram mobilizados para doação de brinquedos e produtos de higiene para o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista (GAPA/BS).

Dias antes, em 18 de dezembro, o Coral da Igreja Batista Peniel esteve no Emílio Ribas II e emocionou pacientes, colaboradores e visitantes ao entoar cânticos religiosos e natalinos. Ala por ala, todo o hospital foi contagiado pela energia positiva propagada pelas vozes do grupo. Na oportunidade, o ERII presentou todos os pacientes com lembranças, como forma comemorar o Natal mesmo diante das adversidades oriundas da doença e da internação hospitalar.

No dia seguinte (19), foi a vez da unidade organizar a confraternização de fim de ano dos funcionários, cujo objetivo principal foi fortalecer os laços existentes e festejar os resultados obtidos ao longo do ano, a evolução e o crescimento.