Emílio Ribas II organiza encontros sobre dengue com municípios da Baixada Santista

Publicado em: 10/04/2015

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá organizou em 31 de março encontro sobre dengue destinado a equipes de assistência externa, que contou com representantes dos nove municípios que compõem a Baixada Santista. Com 100% das vagas preenchidas e grande repercussão, outras duas edições foram programadas – dias 7 e 8 de abril –, a fim de contemplar o maior número possível de profissionais. O objetivo da ação foi ampliar a integração entre municípios e Governo do Estado e fortalecer toda a rede de atenção da região, tendo em vista que somente entre janeiro e março deste ano já foram 34 internações por dengue no ERII.

Os eventos no Emílio Ribas II contaram com duas palestras. O infectologista Dr. Marcos Montani Caseiro abordou os principais sinais, sintomas e o tratamento da dengue. O médico da unidade também apresentou as características do mosquito transmissor, histórico da doença na região, e falou sobre a diferença entre dengue e dengue grave.

Já a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Glaucia Barroso Martins, explanou sobre a “Vigilância epidemiológica na dengue”, ressaltando a importância da notificação e de comunicar novos casos, a fim de intensificar o controle de vetores nos locais afetados. “Hoje registramos elevados índices de dengue na Baixada Santista, que refletem diretamente nos atendimentos do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II. Os casos suspeitos da região são comunicados à CROSS – Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde, do Governo do Estado, que organiza os atendimentos e, conforme disponibilidade de vagas, realiza os encaminhamentos ao ERII”, explica Glaucia Martins, que completa: “As palestras junto aos municípios foram muito boas e tiveram grande participação de gestores da região. Procuramos apresentar a dimensão do problema e, ao mesmo tempo, mostrar que estamos envolvidos na busca por soluções, trabalhando em parceria com as cidades e com a população”.

PARCERIA NO GUARUJÁ

Com quase 50 anos dedicados ao ensino, pesquisa e assistência à saúde, a Fundação do ABC expandiu fronteiras e deu início em julho de 2014 à gestão plena do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – hospital estadual especializado em doenças infectocontagiosas. A parceria com a Secretaria de Estado da Saúde marcou a entrada da FUABC no Guarujá e ampliou a presença da entidade no Litoral Paulista, onde já administrava o Ambulatório Médico de Especialidade (AME) de Praia Grande e o Complexo Municipal Irmã Dulce, na mesma cidade.

Vocacionado ao atendimento de doenças infecciosas e parasitárias, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II funciona 24 horas por dia ininterruptamente e conta com total de 50 leitos – 33 leitos de enfermaria e 17 de Terapia Intensiva (UTI). A unidade recebe pacientes encaminhados de hospitais de toda a região da Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe e hepatites. No verão, uma das maiores preocupações é a dengue.