Emílio Ribas, no Guarujá, promove discussão aberta sobre Planejamento Estratégico

Publicado em: 06/12/2024

Unidade aposta no crescimento e desenvolvimento para os próximos anos de gestão

 

Grupos estão encarregados de levantar e analisar ideias de melhorias na unidade

Com o objetivo de promover a participação efetiva de todas as áreas na construção do futuro, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II (IIER2), unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, promoveu um grande “brainstorming” em grupos.

A dinâmica aconteceu durante o mês de novembro, momento em que a unidade está em fase de definições de ações para o Planejamento Estratégico 2024-2028. Segundo o direcionador estratégico, os colaboradores devem caminhar nos próximos anos rumo ao crescimento e ao desenvolvimento, transformando fraquezas em forças e utilizando das forças atuais para o aproveitamento das oportunidades do ambiente externo.

A chuva de ideias resultou em mais de 200 oportunidades de melhorias dos processos atuais, na elevação da qualidade dos serviços ofertados e na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores. A próxima fase, prevista para janeiro de 2025, será focada na execução das várias ações propostas para o desdobramento do planejamento, sendo a equipe dividida em quatro grupos técnicos concentrados nos assuntos de recursos humanos, produtividade, técnico científico e logística.

Sob a condução do Núcleo da Qualidade, liderado pelo coordenador Richard Gonçalves, a dinâmica faz parte do projeto “Gestão Compartilhada”, idealizada pelo atual diretor-geral da unidade, Reginaldo Reple Sobrinho. O projeto propõe o compartilhamento das decisões de governança por meio da busca da melhoria contínua discutida entre os líderes, supervisores e coordenadores, além da participação ativa da alta liderança.

A UNIDADE

Em 2014 a Fundação do ABC deu início à gestão plena do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista, no Guarujá. A unidade é especializada no atendimento de doenças infecciosas e parasitárias e funciona 24h por dia em uma infraestrutura de 45 leitos, sendo 32 destinados à enfermaria e 13 leitos de terapia intensiva (UTI).

Com foco no ensino e pesquisa, periodicamente a unidade organiza os tradicionais “Ciclos de Palestras”, que reúnem centenas de participantes e renomados especialistas da área de Infectologia para capacitação de profissionais e estudantes da área. São discutidos aspectos de prevenção, diagnóstico, incidência e tratamento de diversas doenças. Ao longo dos anos, mais de 4.000 pessoas já assistiram às palestras.

Em 2023 o IIER2-BS foi acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), evidenciando o compromisso com a qualidade e a segurança do paciente. Com este feito, a unidade se tornou o primeiro hospital 100% SUS (Sistema Único de Saúde) acreditado na Baixada Santista e o único do Guarujá, inclusive entre unidades privadas.