‘Encontro de Carros Modificados’ terá ingresso revertido para tratamento de crianças com câncer

Publicado em: 27/07/2017

Ação beneficente será no próximo domingo (30/07), no estacionamento da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André

Atualmente 30 crianças são tratadas no ambulatório por equipe multidisciplinar

O Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) promove no próximo domingo (30 de julho) uma ação beneficente para arrecadar fundos destinados ao tratamento de crianças com câncer na unidade. Trata-se do “Encontro de Carros Modificados”, organizado em parceria com o Grupo Estilo Brazuka, criado há seis anos por 16 amigos do ABC apaixonados por carros. O evento será no estacionamento da FMABC, na Avenida Lauro Gomes, 2.000, em Santo André, das 8h às 14h. O ingresso para expor os veículos é de R$ 20. Pedestres não pagam.

Para participar do evento é necessário ter carro antigo ou com alguma modificação, como: suspensão de competição, turbo ou ser equipado com rodas e som de alta potência, entre outras. O evento criado no Facebook já soma 230 confirmações de presença e pode ser acessado pelo nome “Mega Encontro Estilo Brazuka”.

“Fomos procurados pelo pessoal da Estilo Brazuka, que já conhecia o local e achou adequado para promover o evento e apoiar a causa. Temos 550 vagas demarcadas no estacionamento e nossa expectativa é ocupar ao menos metade do espaço”, disse Rosiane Figueiredo, do setor de captação de recursos do Ambulatório. No local também terão opções gastronômicas estilo food truck e estandes com lojas de acessórios automotivos.

REFERÊNCIA NACIONAL

Considerado referência no tratamento do câncer infanto-juvenil, o Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC foi inaugurado no ano 2000 e integra a área assistencial da disciplina de Oncologia e Hematologia da FMABC. O serviço realiza média de 200 consultas mensais e conta com cerca de 30 crianças em quimioterapia ambulatorial. O serviço recebe pacientes de todo o país e é 100% gratuito, via Sistema Único de Saúde (SUS).

O atendimento é integral e multidisciplinar, com equipe composta por profissionais das áreas de Medicina – oncologia pediátrica, hematologia pediátrica e anestesia –, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Farmácia, Serviço Social, Pedagogia, Fisioterapia e Fonoaudiologia, além de voluntários que contribuem na humanização do serviço.

Pesquisas mostram que o câncer infantil acomete 1 a cada 600 crianças. As leucemias são mais frequentes, representando aproximadamente 35% dos casos. Os linfomas correspondem a cerca de 20%, e os tumores cerebrais, 15%. A boa notícia é que a taxa de cura em crianças pode superar 70%. Os tratamentos têm duração média de um ano e o acompanhamento é por toda a vida.