Enfermagem do ‘Irmã Dulce’ faz atualização do Teste do Pezinho

Publicado em: 20/02/2015

Realizada em todos os bebês nascidos na Maternidade do Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande, a Triagem Neonatal chamada Teste do Pezinho foi tema de atualização ministrada pelo enfermeiro Thiago Santos Rosário, da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Paulo. A capacitação técnica ocorreu dias 27 e 28 de janeiro, em dois horários, envolvendo profissionais do hospital responsáveis pela coleta do exame.

Desde 2013, a versão básica do teste oferecida pelo SUS incluiu a detecção de duas novas doenças – deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita –, além de outras quatro: hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística e fenilcetonúria. A deficiência de biotinidase é uma doença metabólica que se manifesta por distúrbios neurológicos, lesões na pele, convulsões e atraso no desenvolvimento. Já a hiperplasia adrenal congênita afeta a glândula adrenal e provoca deficiência de enzimas, com consequente desequilíbrio hormonal.

A fenilcetonúria provoca atraso, comprometimento mental e convulsões, entre outros problemas. Já a fibrose cística ocasiona problemas pulmonares, enquanto o hipotireoidismo congênito pode levar a dificuldades respiratórias, icterícia prolongada e anemia, comprometendo o crescimento e o desenvolvimento intelectual.

Quando detectadas tais doenças, a perspectiva de desenvolvimento da criança depende da agilidade no tratamento – ou seja, quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o resultado. A partir do Teste do Pezinho, retira-se amostra de sangue por punção do calcanhar da criança, que deve ser colhida já na primeira semana de vida – após 48 horas do nascimento.

Rápido, o teste leva menos do que cinco minutos e consiste no preenchimento de três círculos de um papel especial com amostras de sangue do calcanhar do bebê para análise laboratorial. Apesar da aparente simplicidade, o exame requer cuidados na coleta, conservação e envio para que o resultado não seja alterado. Por essa razão são constantes os treinamentos promovidos no hospital e ministrados pela APAE-SP. O preenchimento da ficha também deve ser exato em todos os campos, de forma legível.

OUTROS TESTES

No Hospital Irmã Dulce, os recém-nascidos passam pelo Teste do Pezinho e por outros testes antes da alta médica: Triagem Auditiva Neonatal Universal (Teste da Orelhinha), Teste do Reflexo Vermelho (Teste do Olhinho) e Teste do Coraçãozinho. Eles também recebem a primeira vacina contra hepatite e já saem com certidão de nascimento – registro feito pelo plantonista do cartório na área da internação.