Enfermeiros do Nardini são capacitados sobre reações transfusionais

Publicado em: 03/05/2013

Hospital realiza média de 500 transfusões de sangue por mês

Os enfermeiros do Hospital Dr. Radamés Nardini de Mauá participaram de palestras ministradas pelo serviço de hemoterapia da unidade. Em 26 e 29 de abril e dia 2 maio, em plantões diurnos e noturnos, os encontros buscaram orientar profissionais a identificar possíveis reações durante as transfusões de sangue, a fim de assegurar êxito do procedimento sem prejuízos à saúde do receptor.

A ocorrência das reações está associada a diferentes causas, entre as quais erros de identificação de pacientes, amostras ou produtos, utilização de insumos inadequados e fatores relacionados ao receptor e/ou doador, como existência de anticorpos irregulares não detectados em testes pré-transfusionais de rotina. As reações são classificadas como imediatas (que ocorrem até 24 horas depois da transfusão) ou tardias (após 24 horas depois da transfusão), sendo imunológicas ou não-imunológicas.

Caso o procedimento não seja conduzido da forma adequada, o paciente pode apresentar diversos sintomas como febre, calafrios, dor abdominal, oscilação da pressão arterial, alterações respiratórias, coceira na pele, náuseas e vômitos. Para evitar intercorrências durante as transfusões é recomendado manter treinamento contínuo dos profissionais, conhecer o histórico transfusional e gestacional, tratamentos anteriores, além de ter cuidado na identificação de amostras e pacientes. Quem geralmente mais necessita de transfusões são acidentados, vítimas de ferimento de arma de fogo e usuários que já passaram por cirurgias.

As palestras foram ministradas no auditório do hospital pela hemoterapeuta da Agência Transfusional, Dra. Marta Matias Rocha, e pela coordenadora do serviço, Umbelina Dantas.