Publicado em: 31/03/2026

Pacientes adultos participaram da criação de lembrancinhas temáticas
Em 27 de março, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba, gerido pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizou uma ação especial em comemoração à Páscoa. A iniciativa, conduzida pela equipe assistencial da unidade, reuniu 72 pacientes em torno de atividades que combinam celebração e propósito terapêutico.
Durante a atividade, as crianças em processo de reabilitação receberam ovos de Páscoa, em um gesto que simboliza renovação e partilha. Já os pacientes adultos participaram da confecção de lembrancinhas temáticas, prática que estimula o trabalho manual e contribui diretamente para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais.
A equipe de Terapia Ocupacional da unidade ressalta que datas comemorativas representam oportunidades terapêuticas valiosas. Além dos benefícios clínicos, ações como essa fortalecem vínculos, incentivam a participação ativa dos pacientes e promovem um ambiente de integração e bem-estar, pilares do cuidado humanizado que orienta o trabalho da instituição.
O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba está localizado no Conjunto Hospitalar de Sorocaba e é referência no atendimento de alta complexidade para moradores de Sorocaba, Itapeva e Itapetininga, região com cerca de 2,4 milhões de habitantes. A unidade atende pacientes com sequelas de AVC, lesões medulares e encefálicas, amputações, paralisia cerebral e outras condições, oferecendo mensalmente cerca de 4 mil consultas não médicas e sessões terapêuticas, além de 130 oficinas e atividades educativas.