Equipe do Lucy Montoro de Diadema integra campanha ‘Novembro Azul’

Publicado em: 03/12/2021

Colaboradores participaram de palestra sobre o tema

Colaboradores da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, de Diadema, participaram no mês passado da campanha Novembro Azul, dedicada à saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. Para conscientizar as equipes, foram expostos alguns dados sobre a doença durante a apresentação. Segundo dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), um homem morre a cada 38 minutos no País em decorrência da doença.

Na palestra aos funcionários também foram abordados aspectos sobre fatores de risco, incidência, sintomas, importância do diagnóstico precoce, exames de PSA, toque retal e prevenção.

A DOENÇA

A próstata é glândula responsável pela produção de boa parte do sêmen. Está localizada abaixo da bexiga e ao redor da uretra – canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A doença é responsável por 65,8 mil novos casos todos os anos, assim como pela morte de quase 16 mil homens anualmente.

O homem deve frequentar o consultório do urologista anualmente a partir dos 50 anos. Pacientes de raça negra, obesos e homens com histórico familiar de câncer de próstata devem iniciar aos 45 anos.

A melhor forma de detectar precocemente o câncer de próstata é associando a dosagem do PSA (que é uma proteína produzida pela próstata, que pode ser dosada no sangue) com o exame de próstata, também conhecido como toque retal. O exame de toque permite perceber alterações na textura da glândula. É rápido, muito bem tolerado e indolor. É importante realizar os dois exames, pois cerca de 15% dos tumores malignos da próstata não produzem quantidade elevada de PSA, sendo suspeitos exclusivamente pelas alterações observadas no toque retal. Caso haja suspeita, a confirmação é feita a partir da coleta de biópsias da próstata.