Equipe hospitalar de Botucatu conhece processo Kanban no Hospital Mário Covas

Publicado em: 08/06/2016

O Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, recebeu equipe da FAMESP – Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar – Organização Social de Saúde (OSS) ligada à Universidade Estadual Paulista de Botucatu – em visita para acompanhamento do trabalho realizado a partir do método Kanban, que é utilizado como ferramenta de gestão e avaliação dos processos de internação e cirurgia. O sistema Kanban foi inicialmente aplicado em empresas japonesas na fabricação em série. A eficácia resultou no aproveitamento do método em vários segmentos, inclusive na área da saúde, com as adequações necessárias.

O Hospital Estadual Mário Covas está entre as instituições públicas preocupadas em aperfeiçoar a assistência e a segurança para o paciente, utilizando ferramentas de gestão para eficiência e melhoria do custeio dos processos hospitalares. A equipe da FAMESP, formada pelo infectologista Gustavo Hideki Kawanami, pelo clínico Gilberto Góes, pela gerente e pela coordenadora de Enfermagem, respectivamente, Cassia Guerra e Patricia Lantman, esteve no ‘Mário Covas’ em 20 de abril. A reunião sobre o sistema Kanban foi coordenada por Fernando Proença, infectologista e gestor médico do HEMC.

“A experiência foi positiva, pois a equipe visitante pode acompanhar os trabalhos da comissão de Kanban, que discutiu vários casos, procedimentos e processos”, comentou o infectologista Fernando Proença, ao afirmar que a visita de profissionais de outras instituições também é importante para ampliar e aperfeiçoar o conhecimento das equipes do HEMC.

Equipe da FAMESP conhece Kanban no Mário Covas

Equipe da FAMESP conhece Kanban no Mário Covas