Equipes de Praia Grande são capacitadas nos testes rápidos de HIV e sífilis

Publicado em: 09/12/2016

Buscando descentralizar o serviço de testes rápidos e ampliar a detecção de HIV e sífilis em Praia Grande, foi realizado no Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) treinamento com profissionais da atenção básica. Para isso, kits fornecidos pelo Ministério da Saúde estão sendo disponibilizados às equipes e priorizam examinar gestantes e seus parceiros. Com a ação, espera-se reduzir principalmente os casos de sífilis, que são acentuados no município e na Região Metropolitana.

Exames agora podem ser realizados em UBSs de Praia Grande

Exames agora podem ser realizados em UBSs de Praia Grande

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os testes passaram a ser realizados em locais como o Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CEAS Mulher), Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Referência no Atendimento à Tuberculose e Hanseníase (CRATH), da Secretaria de Saúde Pública (Sesap). Até então, os exames eram concentrados no Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP), que também diagnostica as hepatites B e C.

Profissionais que atuam na maternidade do HMID também estão qualificados para a realização dos testes rápidos. De acordo com a diretora do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais da Sesap, Simone Correa de Lara, o foco na gestante é crucial para o trabalho de prevenção e tratamento. “Ao passar por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, as futuras mães poderão realizar os testes. Quanto mais cedo a sífilis é detectada em uma gestante, por exemplo, mais eficaz será o tratamento e maiores as chances de evitar que o bebê adquira a sífilis congênita”, salientou.

Pacientes tuberculosos ou com sintomas sugestivos a uma das doenças relacionadas também poderão realizar os testes rápidos.