Equipes de PSs treinam salvamento de afogados em Praia Grande

Publicado em: 15/01/2016

Pela primeira vez, profissionais de saúde que atuam em pronto-socorros de Praia Grande participaram de treinamento para reanimação cardiopulmonar de afogados com equipes do Corpo de Bombeiros. A capacitação ocorreu no final de 2015, destinada a enfermeiros e auxiliares da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), assim como integrantes do Complexo de Saúde Irmã Dulce. As aulas teóricas e práticas foram realizadas no Posto de Bombeiros Marítimo e na praia do bairro Mirim.

O dia a dia de um guarda-vidas no salvamento aquático foi transmitido pelo cabo dos Bombeiros Alexsandro Costa e pelo sargento Robson Correa Lopes. Noções sobre os estágios da vítima de afogamento e procedimentos a serem adotados para cada situação foram ministradas por meio de vídeos e demonstrações, na aula teórica. As ações práticas ocorreram com simulações de resgate no mar até o encaminhamento para a ambulância.

De acordo com o comandante dos Bombeiros Marítimo de Praia Grande, tenente Fernando Nishihara Adão, a iniciativa visou preparar equipes para o período da temporada. “A finalidade é afinar os conhecimentos para que o trabalho flua melhor no período e com a rapidez necessária. Assim, quando a ambulância chegar à unidade, os profissionais de saúde podem ter a noção exata do que foi feito até aquele momento pelos homens do Corpo de Bombeiros”, destacou.

Para o comandante do 2º Subgrupamento dos Bombeiros Marítimo, que abrange Praia Grande e Mongaguá, capitão Ubiratan Moreira Botelho, o treinamento já havia sido feito com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “Vislumbramos a necessidade de estender a capacitação aos profissionais de saúde que atuam em pronto-socorros para que haja uma perfeita sintonia entre as instruções dos bombeiros e as equipes de saúde em geral”.

Além das equipes que trabalham nos pronto-socorros Central e Quietude, participaram socorristas e funcionários da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Charles Antunes Bechara, a UPA Samambaia.