Equipes de São Mateus programam ações para a ‘Semana Mundial do Aleitamento Materno’

Publicado em: 17/08/2018

Atividades ocorrerão na próxima terça-feira (21 de agosto),
das 8h às 13h, na Av. Mateo Bei, 1.055, em São Mateus (SP)

 

“Amamenta São Mateus” envolverá todas as equipes do território que desenvolvem ações em favor do aleitamento materno

A Fundação do ABC, por meio da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus, programou para a próxima terça-feira (21 de agosto) a ação “Amamenta São Mateus”, em comemoração à 26ª Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). O tema central escolhido para 2018 é “Amamentação é a base da vida”, com foco na redução da pobreza, nutrição e segurança alimentar. As atividades ocorrerão das 8h às 13h, na Av. Mateo Bei, 1.055, em São Mateus (SP).

O “Amamenta São Mateus” envolverá todas as equipes do território que desenvolvem ações em favor do aleitamento materno. Entre as atividades programadas estão apresentações artísticas e as palestras “O desmame precoce e as consequências para a criança, família e comunidade” e “O estresse tóxico precoce infantil”, ambas sob responsabilidade do Dr. José Martins Filho, pediatra e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também já foi reitor.

O encerramento do evento será marcado por homenagens e premiações da 5ª edição da “Gincana pela Amamentação de São Mateus”. A competição reuniu equipes do território em ações favoráveis ao aleitamento materno, que incluem a sensibilização e orientação em estabelecimentos comerciais da região, divulgação da legislação que protege o aleitamento materno (NBCAL), decorações temáticas, elaboração de paródias e bandeiras da amamentação, pontos de descarte criativos para bicos e chupetas – com orientações das equipes odontológicas sobre os malefícios desses objetos –, além do incentivo às mães que amamentam para que doem o excedente a um banco de leite humano.

“A amamentação garante um começo de vida pleno, contribuindo para a saúde e bem-estar das crianças e mulheres. No território de São Mateus, desenvolvemos inúmeras ações em prol da promoção, apoio e proteção ao aleitamento materno, com grupos semanais e ações educativas nas unidades de saúde”, descrevem a enfermeira apoiadora institucional e interlocutora da Saúde da Criança, Erika Cristina Machtura de Alcântara Madeira, e a colaboradora da Fundação do ABC, Maria Goreti de Oliveira, que atua no Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) – iniciativa integrada à Estratégia Saúde da Família, fundamental para o adequado cuidado na primeira infância, que trabalha o aleitamento materno e a sustentabilidade, potencializando as ações em favor da qualidade de vida no território.

 

CELEBRAÇÃO GLOBAL

Considerada veículo para promoção da amamentação, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é comemorada desde 1992 em mais de 150 países, por iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno – órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). É celebrada oficialmente em agosto. A cada ano é definido um tema central a ser trabalhado, mas tanto a data quanto a temática podem ser adaptadas à realidade do país, a fim de que sejam obtidos melhores resultados.

O Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial do Aleitamento Materno no Brasil desde 1999, respondendo pela adaptação do tema, elaboração e distribuição de materiais de divulgação. As ações contam com apoio de organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais amigos da criança, sociedades de classe e ONGs. Até 1998, a SMAM no Brasil era coordenada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), hoje parceira nas ações.

Também no Brasil, o Congresso Nacional sancionou em 12 de abril de 2017 a lei nº13.435, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. Na mesma publicação oficial, ficou definida a “iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada” – caracterizando o Agosto Dourado.