Estudante da Medicina ABC revela experiências de estágio na Alemanha

Publicado em: 24/05/2013

Primeiro beneficiado da FMABC no programa federal Ciência sem Fronteiras retorna ao último ano de Medicina após 6 meses no exterior

Estudante do 6º e último ano da graduação em Medicina, Marcelo Schalch é o primeiro aluno da Faculdade de Medicina do ABC a concluir estágio no programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, pelo qual passou 6 meses em Berlim, na Alemanha, na Universidade de Medicina Charité. Mariana Gaya da Costa, do 4º ano, segue os mesmos passos e estuda neste primeiro semestre na Universidade de Groningen, a mais antiga da Holanda.

Os dois alunos foram selecionados e contemplados ano passado com bolsas de estudos no programa de intercâmbio internacional do Governo Federal. Os estágios ocorrem no período conhecido como internato, que compreende o 5º e 6º ano do curso de medicina durante aulas e atendimentos práticos e supervisionados em unidades de saúde.

Para Marcelo Schalch, o maior desafio na Alemanha foi a adaptação à língua e à nova rotina. O aluno da FMABC acompanhou os trabalhos da equipe cirúrgica e considera como grande diferença a relação entre os profissionais e os pacientes e familiares. “Enquanto no Brasil existe o cuidado em comunicar uma doença grave ou até mesmo a omissão de detalhes para poupar o paciente, na Alemanha os médicos mantêm relacionamento mais aberto com a família. Tudo é exposto ao paciente, seja grave ou não. Essa é uma das lições que certamente levarei para a vida profissional”, conta Marcelo, que acrescenta: “Foi um aprendizado didático único e uma experiência de vida”.

Segundo a coordenadora do Ciência sem Fronteiras e da área de Iniciação Científica da FMABC, Denise Maria Christofolini, é importante que o estudante tenha esse tipo de experiência e conheça diferentes serviços de saúde. “O aluno aprende e traz novas técnicas e experiências, tanto para a vida profissional quanto acadêmica e profissional”, completa Denise.

O Ciência sem Fronteiras foi lançado pelo decreto 7.642 de dezembro de 2011 e busca promover a expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio da mobilidade internacional. A iniciativa reúne o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério da Educação por meio de suas agências de fomento (CNPq e Capes). O governo projeta conceder 75 mil bolsas no exterior em quatro anos para alunos de graduação e pós-graduação, bem como para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

O valor total de cada bolsa de estudos da FMABC é de aproximadamente 2.000 euros, além das passagens aéreas.