Publicado em: 27/10/2023
Alunos do Centro Universitário FMABC promoveram na tarde de 24 de outubro uma feira informativa sobre prevenção contra o câncer de mama, em uma atividade que fez parte da campanha Outubro Rosa. O evento do projeto de extensão “Meses Coloridos” teve participação das extensões “Meu Amigo Perguntou” e “Desvendando Genética”.
A ação reuniu alunos dos primeiros e segundos anos dos cursos de medicina e fisioterapia do Centro Universitário, e serviu para conscientizar, informar e esclarecer dúvidas dos funcionários da instituição sobre questões importantes relativas à doença. Para isso, os alunos, supervisionados por docentes, prepararam um circuito com estações que abordavam pontos específicos, com objetivo de prevenção do câncer de mama e promoção da saúde no geral.
Em uma das atividades, os colaboradores da FMABC receberam orientações dos representantes do curso de Fisioterapia sobre a realização de exercícios físicos leves para trabalhar a respiração, diminuir a tensão muscular e aumentar a mobilidade corporal, ressaltando que é possível tirar algum tempo do dia para praticar esses movimentos e diminuir os riscos de doenças.
Além disso, foram orientados sobre os fatores ambientais e hábitos de vida que podem ser essenciais na luta contra a doença, incluindo a importância de uma dieta saudável e equilibrada, e a importância de evitar o álcool e o tabagismo. Fatores genéticos também foram destacados, lembrando a relevância de verificar casos de câncer na família para aumentar a atenção.
A feira contou ainda com uma mesa específica para orientar mulheres sobre a maneira correta de realizar o autoexame na mama, que permite a detecção precoce da doença. Os presentes também foram incentivados a responder um questionário para facilitar a análise dos fatores de risco, e no fim do circuito puderam responder uma espécie de “quiz” que abordou todas as orientações transmitidas nas mesas anteriores, ajudando a fixar as informações recebidas. Os participantes também receberam um voucher com direito a uma massagem.
A professora Silvia de Oliveira, que acompanhou a ação dos alunos, destacou a importância de projetos de extensão para a formação de profissionais. “As atividades de extensão são obrigatórias na grade curricular, e permitem que os estudantes tenham um contato direto com a comunidade”, conta a docente.
“A medicina centrada no paciente exige o desenvolvimento de habilidades essenciais relacionadas à comunicação e empatia com o doente, estreitando os laços entre a população e os profissionais da saúde. A atividade de extensão é uma ferramenta que ajuda no desenvolvimento dessas competências, além de permitir uma melhor retenção do conhecimento”, explica.