Estudo da FUABC será apresentado em conferência internacional sobre saúde ocupacional

Publicado em: 18/06/2021

Trabalho comparou risco de infecção pela Covid-19 entre trabalhadores que atuam em diferentes esferas da Saúde Pública

 

Trabalho elaborado por profissionais da Fundação do ABC (FUABC) e do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, foi selecionado para apresentação na Conferência Internacional de Saúde Ocupacional e Segurança Pública (International Conference on Occupational Health and Public Safety), a ser transmitido virtualmente dias 21 e 22 de junho. O tema do evento deste ano é “Conscientização pública e responsabilidades em relação a questões de saúde e segurança”.

O estudo da FUABC comparou o risco ocupacional de infecção pela Covid-19 entre funcionários da Saúde que atuam em unidades de Atenção Primária, Urgência e Emergência, Atenção Especializada e hospitais de campanha das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Segundo a conclusão, profissionais que atuam em hospitais de referência no tratamento da doença, bem como nas redes de Urgência e Emergência, têm maior probabilidade de serem infectados pelo vírus em relação aos profissionais que atuam em ambulatórios das redes de Atenção Primária e Especializada.

Ao todo foram analisados 945 casos de infecção pela Covid-19. Do total, os pesquisadores concluíram que 828 tinham vínculo com a atividade profissional, 96 não guardavam vínculo com o trabalho e em 21 casos não foi possível concluir a origem da contaminação.

“Ficamos muito honrados em ter nosso trabalho aceito em uma importante conferência como esta. Em meio a tantas perguntas que temos hoje sobre a pandemia, acreditamos contribuir com alguma resposta. A avaliação de riscos ocupacionais ainda carece de muita pesquisa”, disse um dos autores do trabalho, o engenheiro e coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Central de Convênios da FUABC, Dr. Amaury Machi Junior.

Outros autores do estudo são o vice-reitor da FMABC, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca, o professor assistente da FMABC, Dr. Luiz Carlos de Abreu, a professora do Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica da FMABC, Ítala Maria Pinheiro Bezerra, e o professor do Laboratório de Epidemiologia e Análise de Dados da FMABC, Dr. Fernando Adami. Mais informações sobre a conferência estão disponíveis no site https://crgconferences.com/occupationalhealth.