Estudo da Medicina ABC terá tratamento gratuito para pacientes com linfoma folicular

Publicado em: 21/11/2014

O Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC (CEPHO-FMABC) está com inscrições abertas para novo estudo na área de linfoma folicular – um tipo de câncer sanguíneo que atinge o sistema linfático e provoca aparecimento de gânglios em várias partes do corpo, como nas axilas e regiões cervical e inguinal. O tratamento – que na rede particular pode chegar a R$ 15 mil por mês – é totalmente gratuito, incluindo as medicações, consultas e exames necessários. Interessados passarão por triagem para verificar o enquadramento nos critérios da pesquisa. Podem se candidatar homens e mulheres maiores de 18 anos com diagnóstico confirmado da doença e sem tratamento prévio.

Os linfomas foliculares representam de 20% a 25% do total de casos dos chamados linfomas não-Hodgkin, que atacam os gânglios linfáticos. São órgãos que atuam nas defesas naturais do organismo e que, quando doentes, deixam o paciente mais vulnerável a doenças oportunistas. “Os gânglios incham e podem causar sintomas como febre e sudorese noturna excessiva. Na Europa são aproximadamente 16.500 novos casos de linfoma folicular por ano. Porém, a sobrevida média desses pacientes tem melhorado para mais de 10 anos, principalmente a partir da utilização do medicamento biológico MabThera® (rituximabe anticorpo anti-CD20)”, explicam as coordenadoras de Pesquisa Clínica do CEPHO-FMABC, Andressa Sayuri Tamashiro e Mariana Dias.

Apesar da eficácia comprovada do MabThera®, cujo tratamento ocorre paralelamente à quimioterapia, o custo elevado da terapia e a dificuldade para conseguir a medicação muitas vezes obstruem o acesso dos pacientes.

Tratamento biossimilar como alternativa

O estudo da Faculdade de Medicina do ABC buscará comparar um medicamento biológico similar (biossimilar) ao MabThera®/rituximabe, a fim de comprovar sua eficácia no tratamento do linfoma folicular. Serão dois grupos de pacientes: um receberá MabThera e quimioterapia, enquanto o outro será tratado com biossimilar e quimioterapia.

Vale ressaltar que o medicamento biossimilar em estudo também possui como ingrediente ativo o rituximabe. O novo biológico contém uma versão da substância ativa do medicamento original e que demonstra semelhança com a droga referência em termos de características de qualidade, atividade biológica, segurança e eficácia, com base em abrangente exercício de comparabilidade.

“A expectativa é de que a eficácia e a segurança do biossimilar em pacientes com linfoma folicular serão altamente comparáveis às do MabThera®, levando em consideração que a relação risco-benefício já foi vista como favorável em diversos estudos clínicos e experiências pós-comercialização. Além disso, em todos os estudos pré-clínicos, a nova medicação apresentou perfis similares de eficácia, segurança e tolerabilidade”, garantem Andressa Tamashiro e Mariana Dias.

De acordo com as especialistas, a introdução de medicamentos biossimilares é desejável por várias razões. “Medicamentos biológicos similares vão melhorar o acesso dos pacientes, ao expandirem o campo de tratamentos biotecnológicos concorrentes. Também podem aumentar a disponibilidade de oferta suficiente de produtos biotecnológicos, superar a escassez de oferta que possa surgir e diminuir a dependência de um único fabricante”, enumeram.

Inicialmente a pesquisa terá duração de 8 ciclos de tratamento, cada um com 21 dias, totalizando 6 meses. Em seguida, os pacientes permanecerão em acompanhamento e manutenção terapêutica a cada 3 meses por tempo indeterminado.

Informações e inscrições

As vagas são limitadas e a triagem inicial será feita por telefone. Os pacientes que se enquadrarem nos perfis da pesquisa serão chamados para consulta inicial para sua inclusão ou não no protocolo. Vale ressaltar que não há fila de espera para atendimento no CEPHO. Todos os candidatos aprovados para o estudo passarão em consultas e farão todos os exames necessários, estando aptos a receber as medicações em aproximadamente 2 semanas. O atendimento ocorre no próprio Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC (Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André – SP). Interessados devem telefonar para (11) 4436-2094, ramal 115, ou escrever para contato@cepho.org.br.