Ex-aluna da FMABC conquista Prêmio Jabuti 2016 na categoria ‘Livro Juvenil’

Publicado em: 22/12/2016

Formada em 1988 pela Faculdade de Medicina do ABC, a cirurgiã do aparelho digestivo Dra. Judith Cristina Gouveia Nogueira conquistou o primeiro lugar na categoria “Livro Juvenil” do 58º Prêmio Jabuti pelo livro “O labatruz e outras desventuras”. Considerado a mais importante premiação do livro brasileiro, o Jabuti 2016 foi entregue em 24 de novembro, no Auditório Ibirapuera, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Capa do livro “O labatruz e outras desventuras”

Capa do livro “O labatruz e outras desventuras”

Dra. Judith Nogueira, vencedora do Prêmio Jabuti 2016

Dra. Judith Nogueira, vencedora do Prêmio Jabuti 2016

Com 120 páginas e publicado pela Editora Quatro Cantos, “O labatruz e outras desventuras” foi lançado em 2015 e é composto por trilogia de fábulas, que apresenta ao público juvenil temas indigestos que permeiam a existência humana: solidão, frustração e morte.

A princípio, a ex-aluna da FMABC escreveu os contos para crianças e adolescentes, abordando questões importantes sobre a existência humana, mas geralmente evitadas em uma tentativa – “talvez equivocada por parte dos adultos” – de poupá-los de sofrimento. A autora acredita que não oferecer ficção com esses temas aos indivíduos em formação, aparentemente contribuiria para que o confronto com situações reais se tornasse ainda mais difícil.

Em “O labatruz”, que é o primeiro conto e tem características de fábula, o personagem central acaba sendo exposto exaustivamente à solidão por não encontrar outro de sua espécie. É imediata a identificação com os questionamentos da adolescência, como a aceitação em um grupo e as dificuldades do início da vida amorosa. No segundo, “O construtor de navios”, o sentimento de frustração aparece no personagem que, a princípio, era bem-sucedido em todos os aspectos e possuía todos os bens materiais e afetivos de que necessitava. A última história, “O homem que fazia luz”, aborda poeticamente a finitude.

Ao construir contos delicados com tais temas, Judith Nogueira busca oferecer leitura prazerosa, que acaba por alcançar também os adultos.