MEC credencia Faculdade de Medicina do ABC como ‘Centro Universitário’

Publicado em: 14/11/2018

Publicação do Ministério da Educação ocorreu em 12 de novembro, no Diário Oficial da União

 

A Faculdade de Medicina do ABC acaba de conquistar o status de Centro Universitário. O credenciamento foi publicado pelo Ministério da Educação na edição de 12 de novembro do Diário Oficial da União e tem validade de cinco anos. A visita da comissão de avaliação do MEC ocorreu há cerca de um ano, quando a FMABC recebeu nota máxima 5. Nas considerações finais do relatório de credenciamento, os avaliadores ponderaram:

“A FMABC possui forte tradição na área do ensino de saúde. Sua infraestrutura e os serviços que oferece atendem de forma excelente os propósitos da instituição. As ações de gestão estão ancoradas em dispositivos institucionalizados por meio de sua Congregação, órgão máximo da instituição. Há forte coerência entre a missão institucional, como expressa no seu PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), e os cursos ofertados e as atividades de pesquisa e inserção social desenvolvidas na instituição, fortemente ligada à rede pública de saúde da região”.

O Ministério da Educação classifica as instituições de ensino superior em três categorias: faculdade, centro universitário e universidade. A faculdade é voltada àqueles indivíduos que buscam qualificação para o mercado de trabalho. Já a universidade conta com ensino, pesquisa e extensão, com atuação junto à comunidade. Além disso, exerce importante papel na formação de docentes. O centro universitário é intermediário, está entre a faculdade e a universidade.

Entre as principais vantagens da mudança está a maior autonomia. A FMABC não precisa mais de aprovação prévia do MEC para a abertura de novos cursos, por exemplo. Além disso, a faculdade só podia ensinar na cidade em que está constituída, ou seja, Santo André. A partir de agora, é possível manter novos campi em outros municípios. Outra conquista é que o Centro Universitário passará a expedir seus próprios diplomas. Até então, esse processo era feito via Universidade de São Paulo.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO

O sonho de credenciar a Faculdade de Medicina do ABC como Centro Universitário teve início em meados de 1999. Em 2005, na gestão do então diretor-geral Dr. Luiz Henrique Camargo Paschoal, o caminho começou a ser pavimentado com a adequação da FMABC e a abertura de três novos cursos em 2006: Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional. Em 2008 teve início o curso de Gestão em Saúde Ambiental.

O cirurgião torácico Dr. Adilson Casemiro Pires assumiu a escola em 2010 e permaneceu por dois mandatos, até 2017. Os trabalhos no período tiveram continuidade, em fase de grande crescimento da instituição, tanto nas áreas de ensino e pesquisa, como na extensão e na assistência. A última pendência para pleitear a qualificação como centro universitário era o número mínimo de cursos, superada com a abertura das graduações em Tecnologia em Gestão Hospitalar (2014) e Tecnologia em Radiologia (2015).

Neste 2018, ainda em seu primeiro ano de gestão, o diretor-geral da FMABC, Dr. David Everson Uip – a partir de agora, reitor – trabalhou nos trâmites burocráticos junto ao Ministério da Educação, a fim de adequar a faculdade às exigências e, finalmente, ter o credenciamento publicado no Diário Oficial da União, cuja validade é imediata.