Publicado em: 29/04/2016
O serviço de Farmácia do Hospital Estadual de Francisco Morato realizou em meados de março ação inédita batizada “Campanha contra a dengue e a favor da população”. A iniciativa integrou a mobilização “Farmacêuticos contra a dengue, Zika e chikungunya”, do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), e buscou chamar a atenção dos usuários da unidade de saúde e de funcionários para a prevenção das doenças e eliminação dos criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
Com base em folhetos didáticos fornecidos pelo CRF-SP, os farmacêuticos do HEFM passaram informações objetivas e de fácil entendimento para todos os colaboradores do hospital, assim como pacientes e acompanhantes. A fim de ampliar o alcance da campanha, a ação foi desenvolvida tanto nas áreas administrativas como nas assistenciais, em diversos horários – inclusive no período noturno.
“Nosso principal objetivo é atuar como agentes multiplicadores de informação, orientando a população quanto à prevenção, cuidados, sinais e sintomas das doenças, assim como os cuidados e a responsabilidade ao utilizar medicamentos sem a orientação de um médico ou farmacêutico”, afirma a coordenadora de Farmácia do Hospital Estadual de Francisco Morato, Aline Silverio, que acrescenta: “Sabemos que a dengue, o Zika vírus e a febre chikungunya são problemas de saúde pública e, portanto, são temas essenciais que pedem a mobilização de todos”.