Publicado em: 08/08/2025
Dias 8 e 9 de agosto produtos confeccionados por usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de São Bernardo do Campo, vinculados ao NUTRARTE – Núcleo de Trabalho e Arte, programa da Secretaria de Saúde, foram expostos durante a FESNU – Feira de Economia Solidária de São Bernardo, realizada na Praça da Matriz, no Centro. A iniciativa promove oficinas terapêuticas e atividades de geração de renda para estimular a autonomia dos participantes por meio da arte e do trabalho.
Entre as opções disponíveis estão: velas aromáticas, terrários, kokedamas, plantas ornamentais, peças de artes plásticas, produtos de marcenaria, costura, estamparia, brechó, além de itens de alimentação. No total, 12 expositores participam desta edição, e toda a renda obtida com as vendas será revertida diretamente aos pacientes da Rede de Saúde.
Segundo Elisama Santomero Damim, gestora do NUTRARTE, o projeto já se consolidou como uma importante ferramenta de reabilitação psicossocial. “O NUTRARTE realiza um trabalho fundamental com os pacientes dos CAPS e da Atenção Básica, sendo muitas vezes uma alternativa concreta de recomeço profissional”, afirmou.
Essa é a segunda de três edições da feira previstas para 2025. A próxima está programada para dezembro. Elisama também ressaltou a importância da participação da comunidade. “Vamos prestigiar o trabalho desenvolvido com muito empenho pelos pacientes e monitores de oficina do NUTRARTE, motivando e trazendo autonomia para os participantes destas oficinas, pessoas talentosas que encontram aqui uma forma de desenvolvimento pessoal e geração de renda.”