“Feira de Saúde” atende mais de 600 pessoas em São Caetano

Publicado em: 05/09/2014

Em parceria com a Prefeitura de São Caetano, alunos da Faculdade de Medicina do ABC organizaram em 23 de agosto a 11ª edição da Feira de Saúde – evento que orienta e faz atendimento gratuito à população com exames, consultas e palestras educativas. A ação das 9h às 16h teve lugar no Hospital São Caetano, no bairro Santo Antonio, com atendimento a mais de 600 pessoas.

Entre os atendimentos disponíveis estiveram exames de glicemia capilar (diabetes) e medição de pressão arterial, Papanicolau e testes para detecção de sífilis, hepatites B e C. Também houve atendimento em diversas especialidades médicas, entre as quais Cardiologia, Dermatologia, Doenças Renais, Gastroenterologia, Pediatria e Hebiatria, Hematologia, Infectologia, Oncologia, Vascular, Plástica e Psiquiatria.

“Em São Caetano já estou acostumada a ser bem atendida”, afirmou a aposentada Anita Migliacci, de 79 anos. A satisfação da usuária com a oferta de serviços públicos ficou ainda mais evidente durante a Feira de Saúde. Dona Anita chegou à unidade às 9h30 e, em menos de 15 minutos, passou por consulta dermatológica e deixou o local com receita de medicamento contra uma doença de pele. “A quantidade de pessoas para nos ajudar me surpreendeu. Foi muito rápido”, atestou a paciente. E ela tinha razão. Foram 150 estudantes de Medicina e dezenas de especialistas reunidos para dar celeridade aos procedimentos.

“O que organizamos foi mais do que um mutirão”, definiu o secretário municipal de Saúde, Mario Chekin. “Com todo este aparato humano, de materiais e equipamentos, conseguimos, em um dia, suprir demanda de até duas semanas”, ressaltou o gestor, lembrando que a Feira superou a expectativa de público.

A orientação à população também contou com curso de primeiros socorros voltado para o público leigo, que entre outras coisas ensinou a maneira correta para realização de massagem cardíaca. “A Feira de Saúde já se tornou evento tradicional na FMABC, que permite aos alunos ter contato com pacientes desde os primeiros anos do curso de Medicina, além de exercitar os ensinamentos teóricos na prática. É uma oportunidade de aprender e, ao mesmo tempo, beneficiar a comunidade onde o evento é realizado”, explicam as alunas do 2º ano de Medicina e coordenadoras da 11ª Feira de Saúde, Fernanda Cafeo e Mariana Gouveia.

A professora Tereza Cardoso, de 58 anos, aproveitou a variedade de atendimentos para realizar exame de diabetes e testes de Índice de Massa Corpórea (IMC) e de pressão arterial. “É sempre bom fazer um check-up para saber se está tudo bem”, afirmou.

De acordo com diretor do Hospital São Caetano, Silvio Martinez, no caso de anormalidades nos resultados dos exames, os pacientes foram encaminhados para consultas com especialistas na rede de Saúde de São Caetano.

Mobilização discente

A Feira de Saúde é organizada pelo Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro, do curso de Medicina. Ao todo estiveram envolvidas cerca de 20 ligas acadêmicas e dezenas de estudantes voluntários, supervisionados por professores responsáveis pelas orientações nos atendimentos.

As ligas são compostas por estudantes da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC e por professores orientadores, que coordenam e auxiliam em atividades como cursos, atendimentos ambulatoriais, trabalhos científicos e palestras. Cada liga atuou em sua área – algumas de forma integrada – para atendimento voluntário e exames diagnósticos e de prevenção das doenças mais prevalentes, com abrangência de todas as faixas etárias.