‘Fevereiro Laranja’ reforça diagnóstico precoce e tratamento da leucemia

Publicado em: 09/02/2023

A leucemia é um tipo de câncer do sangue, que surge quando os glóbulos brancos (células de defesa) começam a se reproduzir de maneira descontrolada na medula óssea. Não é uma doença contagiosa e pode ocorrer em qualquer idade, sendo a neoplasia mais comum entre as crianças.

Existem diferentes subtipos da doença, divididos em dois grandes grupos: leucemias agudas e leucemias crônicas. Cada uma delas apresenta particularidades clínicas, mas o que todas têm em comum é a urgência no diagnóstico e a possibilidade de bons resultados no tratamento – incluindo a cura.

Entre os sintomas mais comuns da leucemia estão:
– Fraqueza;
– Sangramentos;
– Manchas roxas no corpo;
– Dores nas pernas;
– Febre;
– Gânglios aumentados;
– Dor e aumento na região esquerda do corpo (baço).

Um dos tratamentos disponíveis é o transplante de medula óssea, um procedimento que objetiva restaurar a habilidade do organismo em produzir células sanguíneas normais.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) coordena o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), um banco nacional que reúne informações de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante.

Ou seja, quanto maior o número de pessoas cadastradas no REDOME, maiores as chances de quem precisa realizar um transplante de medula óssea encontrar um doador compatível.

E você, já é doador de medula? Acesse o site do REDOME (https://redome.inca.gov.br), confira hemocentro habilitado mais próximo de sua casa e faça parte dessa corrente do bem!

Fontes: Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) e REDOME/INCA.