FMABC, CESCO e São Bernardo lançam livro “Reflexões sobre a prática na Atenção Básica

Publicado em: 20/03/2015

O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação na Saúde da Faculdade de Medicina do ABC (NEPES-FMABC), em parceria com o Centro de Estudos de Saúde Coletiva do ABC (CESCO) e a Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo, lançou em fevereiro o 11º volume da Coleção Temas Interdisciplinares, cujo tema em destaque é “Reflexões sobre a prática na Atenção Básica”. O evento teve lugar no auditório do Hospital de Clínicas Municipal José Alencar, em São Bernardo, e marcou o encerramento do curso de especialização em Saúde da Família.

Trata-se de obra que reúne narrativas produzidas a partir do curso de especialização em Saúde da Família no município de São Bernardo. Assinam como organizadores da publicação os doutores Marco Akerman, Lara Paixão, Erik Montagna, Cecília Kayano Morais e Juliana de Jesus Almeida.

Com 320 páginas, o livro é dividido em três partes. “Na parte 1 apresentamos ao leitor quem são os parceiros envolvidos no projeto e qual a análise de cada um sobre o processo trilhado ao longo do curso, desde a concepção até o encerramento e a produção do livro. Os relatos descritos pela Secretaria de Saúde e pelo NEPES apontam para o caminho da integração ensino-serviço, como estratégia fundante para o aprimoramento dos cursos de formação, adequando os mesmos à realidade de trabalho dos estudantes”, descrevem os organizadores.

A segunda parte do livro traz o desenho do curso, com intuito de apresentar a metodologia que deu origem à publicação e de socializar para gestores, sanitaristas e educadores o trabalho integrado entre instituição formadora e gestão municipal. “Na parte 2 temos o corpo da obra, que são os capítulos referentes aos textos produzidos pelos especializandos e pelas equipes de saúde do município. Essa construção foi orientada pela atividade de matriciamento, na qual professores convidados acompanhavam as reuniões de equipe, a fim de facilitar e problematizar discussões de casos reais trazidos pelos trabalhadores”, explicam os organizadores, lembrando que os textos são divididos segundo nove territórios de atuação das equipes de Atenção Básica de São Bernardo.

A terceira e última parte reúne narrativas de professores convidados, que compartilham a experiência vivida no contato com as equipes. “Desejamos que essa obra contribua para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e para o desenvolvimento dos processos de Educação Permanente em Saúde. As apostas colocadas no livro vão ao encontro da integração entre instituições formadores e gestões municipais. Elas nos trazem como reflexão a importância de investimentos inovadores em qualificação profissional para o fortalecimento dos serviços de saúde, para qualificação da gestão em educação e para reinvenção das instituições formadoras na área da saúde”, encerram os membros da comissão organizadora.