FMABC discute prevenção de suicídios entre estudantes

Publicado em: 19/09/2018

Evento é alusivo à campanha Setembro Amarelo; objetivo é estimular a abordagem do tema entre alunos e docentes

 

Palestrantes, docentes e alunos durante evento

Alunos e professores da Faculdade de Medicina do ABC de Santo André organizaram, dia 22 de setembro, o I Encontro de Integração dos Alunos da FMABC. O tema foi o suicídio, especialmente entre jovens estudantes entre 15 e 29 anos. A iniciativa é organizada pelo Núcleo Rondon de Extensão Comunitária (NUREC), ligado à Comissão de Extensão (COMEX) da FMABC e tem apoio do Centro de Estudos em Saúde Coletiva (CESCO). As palestras ocorreram no campus universitário, no Anfiteatro Dr. David Uip.

Em todo o mundo, o suicídio acomete mais de 800 mil pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, é a quarta maior causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos, de acordo com dados divulgados em 2017 pelo Ministério da Saúde. O objetivo do evento é abordar assuntos relativos a mudanças de comportamento, apatia, isolamento e trabalhar formas de prevenção. “É um tema que por muito tempo permaneceu às escondidas para não ‘incentivar’ as pessoas. Só que o número de casos em crescimento no mundo tem causado preocupação na sociedade. Atualmente trata-se de um problema de saúde pública. Apenas os acidentes de trânsito matam mais nessa faixa etária. Por isso, é preciso aprender e saber falar adequadamente sobre o tema para ajudarmos na prevenção de novos casos”, disse a professora e vice-coordenadora da COMEX e do Departamento de Saúde da Coletividade da FMABC, Silmara Conchão. A coordenação do evento também contou com a participação da professora da disciplina de Histologia, Silvia de Oliveira.

Entre os estudantes, a organização ficou a cargo da aluna do curso de Fisioterapia da FMABC, Alícia Honório do Carmo. Para ela, é preciso fomentar o debate entre professores e alunos em relação às cobranças por alto desempenho, sobrecargas de estudo e níveis de estresse. “É comum estudantes passarem a noite acordados sob efeito de energéticos para estudar para provas ou fazer trabalhos. Além disso, sempre escutam frases como: ‘médico não dorme’ ou ‘ninguém disse que a faculdade seria fácil’. Essa pressão faz com que estudantes se sintam na obrigação de nunca falhar. Por isso,  levamos o máximo de informações ao público para que tenha conhecimento do assunto e saiba onde buscar ajuda”, explica a aluna.

PROGRAMAÇÃO

Na programação do evento constaram palestras sobre “Comportamento suicida”, do psiquiatra Dr. Henrique Paiva, graduado pela FMABC e médico residente do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O sargento Rogério Vieira de Araújo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, falou sobre “Abordagem de uma tentativa de suicídio”.

O psicólogo e professor do Departamento de Neurociências da FMABC, Nilson Rodrigues, abordou o trabalho realizado no Núcleo de Bem-estar do Discente (NUBEM) da FMABC, onde é um dos coordenadores técnicos do Serviço de Orientação Psicológica ao Aluno da Faculdade de Medicina do ABC (SEPA-FMABC). O serviço completa 20 anos em 2018 com a marca de mais de 8 mil atendimentos realizados aos alunos.

Após mesa redonda com perguntas e respostas abertas ao público, o evento foi finalizado com uma atividade lúdica da professora do curso de Fisioterapia da FMABC, Rita Labronici.

SETEMBRO AMARELO

Iniciada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015, em Brasília. Desde então, ocorre anualmente por meio de ampla divulgação de informações e dados sobre o tema e é marcada pela iluminação de locais públicos com a cor amarela. Entidade sem fins lucrativos, o CVV é um dos principais mobilizadores da campanha e atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962. Mais informações pelo site www.setembroamarelo.org.br.