Publicado em: 16/06/2023
O Centro Universitário FMABC, em parceria com a Prefeitura de Santo André, promove nos meses de junho e início de julho mutirões semanais de atendimento oftalmológico para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa faz parte do Programa “Saúde Fila Zero” e tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por atendimentos oftalmológicos na rede pública de saúde do município, por meio de consultas e exames previamente agendados.
Por meio dos mutirões, pacientes já previamente triados e encaminhados à FMABC pela Prefeitura de Santo André passarão por avaliação especializada para detecção de problemas oftalmológicos, tais como miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata, presbiopia, glaucoma e retinopatia diabética, entre outros.
Estão programados mais três mutirões de atendimentos oftalmológicos no Ambulatório de Especialidades da FMABC para os dias 17 e 24 de junho e no dia 1º de julho, sempre das 6h às 15h. Nos dias 8 e 22 de julho também serão realizados atendimentos para mapeamento de retina.
As consultas no Ambulatório da FMABC são pré-agendadas e encaminhadas por meio da Secretaria de Saúde do município.
Os primeiros atendimentos do mutirão aconteceram no último dia 3 de junho. Com mais três sábados de atendimentos, a iniciativa deve atingir um total de 7 mil pessoas.
As consultas que constatarem patologias ou orientação de tratamento contínuo também serão absorvidas pelo Ambulatório da FMABC, ainda em parceria com a Prefeitura.
As consultas e exames dos mutirões são realizadas por cerca de 50 profissionais da disciplina de Oftalmologia da FMABC, incluindo professores, médicos contratados, residentes e integrantes do curso de extensão, além de funcionários do ambulatório e dos setores de enfermagem e administração que oferecem suporte e atendimento para o público.
“Trata-se de um programa de extrema importância para a saúde pública de Santo André, permitindo que os principais problemas de saúde oftalmológica da população sejam diagnosticados e devidamente tratados por uma equipe altamente qualificada”, afirma David Uip, reitor do Centro Universitário FMABC.