FMABC faz parceria com Colégio Singular para certificar protocolos de biossegurança

Publicado em: 23/10/2020

Equipes criaram cronograma para cumprimento de protocolos de segurança

O Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, acaba de firmar parceria com o Colégio Singular, por meio do Departamento de Infectologia, para certificação de protocolos de biossegurança da rede de ensino em função da pandemia de Covid-19.

Com unidades em Santo André, São Bernardo e São Caetano, a medida será importante para garantir proteção total à saúde de alunos, professores e colaboradores do Singular na ocasião de retorno às aulas presenciais, ainda sem liberação das autoridades competentes. “Destacando nosso compromisso e responsabilidade com a comunidade escolar, fomos buscar no mercado uma instituição de qualidade que compartilha dos mesmos interesses que nossa escola. Por isso, firmamos parceria com a FMABC, que tem como reitor um dos mais renomados médicos da área de Infectologia, o Dr. David Uip, o qual também coordenou o Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo”, destaca Rosanella Gambogi, diretora pedagógica do Singular.

O trabalho não envolve apenas a adoção de protocolos básicos. Será realizado um programa completo que inclui visitas aos prédios para análise de necessidades, adequação dos espaços, criação de normas e procedimentos, prevenção de contaminação, treinamento das equipes administrativas e pedagógicas, orientações para alunos, protocolos de higienização e contínua verificação das medidas adotadas.

De acordo com a médica Eloisa Siqueira Ayub, coordenadora do projeto, o Colégio Singular é a única rede de ensino da região que firmou parceria com a FMABC. A iniciativa é considerada um avanço, uma vez que existem diversos protocolos de segurança e a aplicabilidade correta precisa ser feita com o máximo de cautela.

“Nossa equipe é formada por quatro médicos, sendo dois infectologistas e duas pediatras, uma delas infectopediatra, além de uma enfermeira. Esse grupo avaliou todas as unidades e após preparar um relatório com as necessidades específicas, elaborou uma cartilha completa com orientações para a equipe pedagógica, administrativa e as famílias. Os próximos passos serão reuniões e lives com participação das famílias para esclarecimento das dúvidas mais frequentes sobre a Covid-19 e como evitar a propagação da doença”, conclui Eloisa Siqueira Ayub.