FMABC imuniza 1,2 mil pessoas em campanha contra o vírus Influenza

Publicado em: 11/05/2023

O Centro Universitário FMABC, em Santo André, realizou nos dias 3 e 4 de maio uma campanha de vacinação contra o vírus Influenza. Foram imunizados aproximadamente 1,2 mil alunos, professores e demais colaboradores da FMABC, Fundação do ABC e Central de Convênios que atuam no campus universitário.

A campanha foi realizada com apoio do setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Santo André e do Centro de Saúde Escola Capuava, que cederam as doses para a ação. Os responsáveis pelo controle e aplicação das vacinas foram estudantes e docentes do curso de Enfermagem da FMABC, que também tiveram o suporte da equipe do ambulatório.

Quem participou da ação de imunização também foi convidado a responder um questionário virtual sobre o interesse em receber a vacina bivalente para Covid-19, que será disponibilizada em breve para alunos e funcionários.

“É sempre importante ressaltar a necessidade da população estar com as vacinas em dia. Para nós, a experiência serve para garantir a imunização da comunidade acadêmica e também oferecer aos estudantes do curso uma experiência de atendimento e contato com o público”, destaca a coordenadora do curso de Enfermagem da FMABC, Simone Garcia Lopes.

 

CAMPANHA NACIONAL

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. A vacinação permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários e a sobrecarga nos serviços de saúde.
O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e os sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves. Os quadros graves ocorrem com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção; lactentes no primeiro ano de vida; crianças de 6 meses a 6 anos; gestantes; idosos com 60 anos ou mais; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.