FMABC retoma aulas presenciais com protocolos reforçados contra a Covid-19

Publicado em: 16/09/2021

Instituição conta com plano gradual de retomada às atividades no campus

 

Retorno seguirá protocolos sanitários do Governo do Estado e da própria instituição

O Centro Universitário FMABC, em Santo André, retoma a partir das 8h de segunda-feira (20/09) as aulas teóricas presenciais em seus cursos de graduação. As salas da instituição, que é dirigida pelo médico infectologista David Uip, serão liberadas inicialmente com 50% de sua capacidade total, número que aumentará conforme o monitoramento realizado internamente para garantir a presença de mais alunos com segurança, prevenindo a disseminação do novo coronavírus.

O retorno seguirá uma série de protocolos que respeitam tanto o Plano São Paulo, implantado pelo Governo de São Paulo, como a própria estrutura física da FMABC. Além de cuidados básicos, como a higienização das mãos, uso obrigatório de máscaras e distanciamento de um metro dentro das salas, a faculdade tomou cuidados como a retirada dos bocais de bebedouros, disposição de frascos de álcool gel em diversos pontos e o isolamento de salas que não tivessem a ventilação adequada.

Além disso, o ambulatório localizado na FMABC oferecerá para os alunos e funcionários o teste rápido para casos com suspeita de Covid-19, além de máscaras para proteção. Todos que frequentam o campus estarão devidamente informados sobre os protocolos com recomendações gerais. Também foram programados encontros virtuais com os alunos para informar os cuidados que devem ser tomados.

A coordenadoria de cada curso será responsável por monitorar a situação e agir em casos de possível risco de contaminação. Também foi criado o Comitê de Retomada Segura, iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação, que visa implementar as bases e acompanhar o andamento da situação nesta nova etapa.

“Nós fizemos a vistoria de cada uma das salas e anfiteatros, e criamos uma planilha com a capacidade total e o quanto pode ser liberado nessa fase. A cada 15 dias será feita uma nova avaliação pelo comitê, verificando se pode ser liberada a presença de mais alunos. Caso os índices de contaminação sigam baixos, aumentaremos gradualmente a capacidade”, explica Flaviane Kesia Rodrigues, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), setor responsável pelo apoio técnico na montagem dos protocolos.

“Não só os cursos de graduação, mas qualquer atividade que ocorra dentro da faculdade deve ter seu protocolo validado previamente, sejam aulas extras na pós-graduação, eventos da atlética, entre outros. Procuramos não apenas dar as recomendações, mas conscientizar a comunidade que frequenta a FMABC para seguir essas normas”, completa.

A faculdade também incentiva os próprios alunos e funcionários a informarem possíveis quebras de protocolo para o setor de Ouvidoria, como uma forma de garantir o acompanhamento constante.

Marcello Magri, infectologista e coordenador do SCIH, destaca a importância do esforço conjunto nesta retomada. “Nós já estamos habituados a gerenciar riscos, e conseguimos manter uma taxa muito baixa de infecção dos funcionários em nosso ambulatório. Estamos juntos com a Reitoria e as coordenadorias dos cursos para garantir que esse retorno às aulas seja feito com segurança”, explica.