Fórum paulista discute qualidade de vida de médicos residentes durante a pandemia

Publicado em: 18/06/2021

Organizado por professor de Psiquiatria da FMABC, evento ocorreu durante o 12º Congresso Paulista de Educação Médica (CPEM)

 

Professor de Psiquiatria do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e coordenador do Fórum Nacional de Serviços de Apoio ao Estudante de Medicina (FORSA), Dr. Sergio Baldassin organizou durante o 12º Congresso Paulista de Educação Médica (CPEM), dias 6 e 7 de maio, o II Fórum de Serviços de Apoio aos Estudantes de Medicina. O evento on-line foi dirigido a estudantes, residentes, gestores, docentes e profissionais dos serviços de apoio e suporte aos estudantes de Medicina.

O tema predominante nos dois dias de atividades, que reuniram diversos especialistas e temas variados, foi a melhoria da qualidade de vida dos médicos residentes durante a pandemia de Covid-19. O encontro teve a participação da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), representada pelo Dr. Vinicius Miola, que contou com espaço de apresentação no segundo dia de evento. De acordo com a entidade, atuam hoje no Brasil cerca de 30 mil médicos residentes.

Em geral, foram abordados temas como ajustes na bolsa de estudos de residentes; melhoria de estrutura nos serviços de saúde para adequação da preceptoria e aprendizado; fiscalização dos cenários de prática; garantia do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); conceito do ato de cuidar; importância da escuta qualificada; ensino remoto e telemedicina; fortalecimento das associações estaduais de Residência Médica; melhoria da interface junto ao Ministério da Educação (MEC), entre outros assuntos.

“Mais uma vez o ‘FORSA Paulista’ trouxe novas ideias e novos palestrantes, homenageou profissionais-modelo, incentivou parcerias locais e reuniu o que há de mais novo sobre a promoção de saúde entre docentes e estudantes. Buscamos estimular a discussão da melhor entrega saudável do conhecimento tendo o equilíbrio emocional do estudante como um objetivo pedagógico, mas desta vez sob o desafio da pandemia de Covid-19”, explica Dr. Sergio Baldassin.

O evento também contou com a participação do professor titular de Ginecologia da FMABC e presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. César Eduardo Fernandes, além de palestrantes convidados do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); do Grupo de Assistência Psicológica ao Aluno (GRAPAL) da FMUSP; da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da FACERES, faculdade particular de Medicina localizada em São José do Rio Preto.

O Fórum foi encerrado com espaço virtual para roda de debates e conversas entre palestrantes, alunos e demais participantes.

FORSA

Ao longo dos últimos anos, estudos têm indicado uma onda de casos graves no cenário nacional, com aumento significativo da necessidade de farmacoterapia entre estudantes de Medicina. Essa realidade deu origem, em 2015, ao primeiro Fórum dos Serviços de Apoio ao Estudante de Medicina – o FORSA –, realizado anualmente durante o Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).

Atualmente são mais de 300 participantes ativos, com inserção de 100 escolas médicas em 21 estados brasileiros. A maioria são médicos, psicólogos e pesquisadores ligados ao tema. Trata-se de uma rede nacional de cuidadores e pesquisadores, que hoje debate junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM) a implantação de um Plano Nacional de Promoção de Saúde e de Prevenção ao Suicídio entre Estudantes de Medicina – cujo projeto foi integralmente elaborado pela equipe da FMABC.