FUABC arrecada 17 quilos de tampinhas plásticas em campanha socioambiental

Publicado em: 07/06/2023

Iniciativa foi organizada em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Nataly Caceres de Souza, Ana Lúcia Braz Fabiano, Elson Queiroz e Maila Morlane Cabral Santos

A área de Sustentabilidade da Fundação do ABC divulgou em 6 de junho, na sede administrativa, em Santo André, os vencedores da campanha “Plástico e Reciclagem – Um novo filme”, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Ao todo, os colaboradores da FUABC, Central de Convênios e Centro Universitário FMABC doaram 17,2 kg de tampinhas plásticas entre 25 de maio e 5 de junho.

As tampinhas serão entregues a instituições parceiras do Projeto “Coleta do Bem” da FUABC, que troca as doações por subsídio financeiro para manutenção de projetos ligados à saúde animal e para a aquisição de cadeiras de rodas destinadas a pessoas com deficiências.

As vencedoras da campanha foram: Nataly Caceres de Souza, da Fundação do ABC; Ana Lúcia Braz Fabiano, do Laboratório de Análises Clínicas da FMABC, e Maila Morlane Cabral Santos, do Departamento Financeiro da Central de Convênios. Elas doaram, respectivamente, 3,1 kg, 5,4 kg e 2,6 kg de tampinhas plásticas. Cada uma ganhou três ingressos de cinema.

O objetivo da campanha foi conscientizar os colaboradores sobre os impactos negativos no meio ambiente e na saúde da população gerados pelo uso indiscriminado do plástico, bem como destacar a importância de iniciativas ligadas ao reuso ou reciclagem do material.

CELEBRAÇÃO GLOBAL

Em 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. O tema central da campanha em 2023 é “Combata a poluição plástica”.

Um dos maiores problemas ambientais do mundo é a poluição plástica, que causa sérios impactos na fauna, flora, economia mundial e principalmente na saúde humana. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, são mais de 400 milhões de toneladas de plástico todos os anos no mundo, sendo que metade é projetada para ser usada apenas uma vez. Do total produzido, menos de 10% é reciclado.

Entre 19 e 23 milhões de toneladas de plástico acabam em lagos, rios e mares – consequentemente, em alimentos, torneiras e até mesmo no ar.