FUABC conclui oficina sobre ‘Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes’

Publicado em: 15/03/2024

Treinamento teve como finalidade o aprimoramento em segurança e prevenção de acidentes laborais

 

A Fundação do ABC (FUABC) concluiu recentemente uma oficina voltada para a prevenção de acidentes laborais, buscando aprimorar as abordagens relacionadas à saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Intitulada “Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes” (MAPA), a iniciativa reuniu 60 profissionais do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da instituição, entre engenheiros e técnicos de segurança.

Divididos em dois grupos, o primeiro participou do treinamento nos dias 7 e 8 de dezembro, e o segundo nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Centro Universitário FMABC.

Entre os palestrantes convidados que compartilharam seus conhecimentos esteve o Dr. Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela, professor sênior, orientador de pós-graduação e supervisor de pós-doutorado da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, no Departamento de Saúde Ambiental. Formado em Engenharia Mecânica pela USP, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FAAP/SP, especialista em Ergonomia pela UNIMEP, mestre e doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, e pós-doutor pela Universidade de Helsinque.

Outro convidado foi o Dr. Ildeberto Muniz de Almeida, graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo, com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela USP. Atualmente é docente do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FMB-UNESP).

De acordo com o engenheiro-chefe de Segurança do Trabalho da FUABC, Amaury Machi Junior, a oficina representou uma oportunidade para aprimorar o conhecimento sobre prevenção de riscos ocupacionais. “Destacamos a importância da participação ativa dos colaboradores nesses eventos de capacitação, visando garantir educação continuada e a constante qualificação do quadro de profissionais”, afirmou.

O investimento em treinamentos como este reafirma o compromisso da instituição com a promoção de ambientes seguros e saudáveis de trabalho. A expectativa é que, com funcionários mais bem preparados, seja possível reduzir a ocorrência de acidentes e proteger adequadamente todos os envolvidos.