Em São Mateus, FUABC recebe ‘Selo Bronze’ de Boas Práticas no Enfrentamento da Sífilis Congênita

Publicado em: 06/04/2023

Certificação é emitida pela Secretaria-Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Paulo

 

O Contrato de Gestão de São Mateus, gerido pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Paulo, conquistou o Selo Bronze de Boas Práticas no Enfrentamento da Sífilis Congênita. A premiação foi concedida pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, por meio da Secretaria-Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs).

As premiações são conferidas pelo Ministério da Saúde aos munícipios que alcançaram as metas estipuladas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A conquista reflete o trabalho de profissionais de áreas como Atenção Básica, Atenção Especializada, Coordenadoria de Vigilância em Saúde e maternidades, envolvidos na elaboração dos protocolos, na construção das linhas de cuidado e no plano de enfrentamento da sífilis na gestante.

O selo é uma forma de reconhecimento e incentivo às boas práticas de assistência e gestão no cuidado às gestantes e aos recém-nascidos.

SAIBA MAIS SOBRE A SÍFILIS

Estima-se que a sífilis ocorra em cerca de um milhão de gestações por ano em todo o mundo, resultando em mais de 350 mil desfechos adversos na gravidez, dos quais mais de 200 mil natimortos ou óbitos neonatais, segundo a OMS.

A sífilis congênita é o resultado da contaminação pelo sangue por meio da bactéria Treponema Pallidum, que por via transplacentária, da gestante infectada não tratada ou inadequadamente tratada, acaba atravessando a placenta e contaminando o bebê. Ocasionalmente, pode ocorrer por contato direto com a lesão no momento do parto.

Outro ponto preocupante vivenciado pelas equipes é a reinfecção, quando o parceiro sexual não adere ao tratamento, mantendo a doença ativa durante a gestação.