FUABC organiza curso de Laserterapia para médicos e enfermeiros de Itatiba

Publicado em: 08/10/2021

A equipe de gestão da Fundação do ABC para o contrato de Itatiba organizou em 4 de outubro o “Curso de imersão em Laserterapia e sua aplicação na Atenção Primária à Saúde (APS)”. Realizada de forma on-line, a capacitação reuniu 30 profissionais da FUABC, entre médicos e enfermeiros, que atuam nas unidades de saúde do Município.

O curso foi ministrado pelas professoras e experts na temática, Nathali Cordeiro Pinto e Mariana Amorim. O objetivo foi fornecer conhecimento teórico aos participantes sobre as características físico-químicas do laser, assim como sobre as possibilidades terapêuticas do laser de baixa intensidade em situações comuns na rotina de enfermagem.

Segundo o gerente administrativo da FUABC para o contrato de Itatiba, Caio Arato, a terapia de fotobiomodulação, mais conhecida como laserterapia, tem sido amplamente empregada no reparo e cicatrizações de lesões, visando a cicatrização mais rápida e efetiva. “Os efeitos terapêuticos sobre os diferentes tecidos biológicos são amplos, como os regenerativos, anti-inflamatórios, analgésicos, de neoangiogênese (formação de novos vasos sanguíneos) e estimulo à microcirculação”, informa Caio Arato.

A laserterapia é uma das técnicas autorizadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para os profissionais enfermeiros. “Sabe-se que a enfermagem tem papel fundamental no tratamento das feridas e torna-se importante o aprofundamento cientifico nesta área, a fim de promover o empoderamento dessa nova opção tecnológica de intervenção na cicatrização tecidual”, completa Arato.

A terapia de fotobiomodulação é considerada um tratamento seguro e efetivo para uma grande variedade de doenças e condições. É indolor, não invasivo e de baixo risco, responsável por promover a diminuição da dor e inflamação, reparação tecidual, redução do uso de medicações sistêmicas e melhora da qualidade de vida.