Funcionários da FUABC participam de palestra sobre “Educação Financeira”

Publicado em: 13/05/2016

A Diretoria Executiva de Recursos Humanos da Fundação do ABC organizou em 29 de abril palestra sobre “Educação Financeira”. Cerca de 30 colaboradores – a maioria com atuação nas sedes administrativas da mantenedora e da Central de Convênios – prestigiaram a atividade, que foi comandada pelo gerente regional do Banco Santander, Sergio Kogima.

O gerente regional do Banco Santander, Sergio Kogima

O gerente regional do Banco Santander, Sergio Kogima

Com o tema “Você quer realizar seus sonhos?”, Kogima apresentou de maneira didática o conflito permanente vivido por boa parte da população no uso do dinheiro, que pode ocorrer de forma consciente ou por impulso. Segundo o gerente do Santander, essa escolha é determinante para a “saúde” financeira e têm impacto importante na qualidade de vida das famílias. “As pessoas precisam saber como vão pagar por seus gastos, pois hoje o crédito está muito fácil. Tudo precisa ser bem planejado para evitar problemas, como nome sujo, estresse, infelicidade, preocupações, queda de rendimento no trabalho e até mesmo problemas de relacionamento familiar”, alertou o palestrante.

Entre as advertências mais importantes passadas no encontro estiveram os gastos no cheque especial e no cartão de crédito. “O cheque especial só deve ser usado em casos de emergência. Já o crédito pode ser uma excelente ferramenta, desde que usado de maneira consciente, segundo as possibilidades das finanças pessoais e, principalmente, com o pagamento de 100% da fartura no final do mês”.

SINAIS DE ALERTA

Segundo o gerente regional do Banco Santander, o sinal amarelo, de atenção, deve ser ligado quando as reservas financeiras estão zeradas ou quando até 30% da renda está comprometida com dívidas, empréstimos e financiamentos. Já o sinal vermelho acende com três meses seguidos pagando somente o valor mínimo da fatura do cartão de crédito, ao usar todo mês o cheque especial, quando as contas estão atrasadas ou quando se pega um empréstimo para pagar um outro empréstimo.

“Se pegarmos tudo o que nós ganhamos e tirarmos os gastos, o que sobra – ou falta – é o que temos para investir nos nossos sonhos. A conta é bem simples, mas muitas vezes deixamos de fazê-la”, ressaltou Sérgio Kogima, ao reforçar a importância do planejamento financeiro e de poupar pensando no futuro.