Fundação ABC e Ribeirão Pires celebram convênio em saúde

Publicado em: 02/08/2013

Profissionais reforçarão atendimento na Atenção Básica, saúde mental e urgência e emergência

Fundação do ABC e Prefeitura de Ribeirão Pires assinaram em 26 de julho convênio para ampliação do quadro de funcionários na Saúde. A parceria celebrada via Central de Convênios-FUABC contempla 22 médicos – 19 pediatras plantonistas e 3 psiquiatras –, 8 enfermeiros e 25 de técnicos de enfermagem. Desde 31 de julho os novos profissionais atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Luzia e no Hospital e Maternidade São Lucas, assim como em ambulatório de saúde mental, 8 Residências Terapêuticas e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas.

Com investimento mensal de cerca de R$ 360 mil pela Prefeitura, o convênio tem validade de 90 dias e pode ser prorrogado por igual período. “Essa foi a alternativa encontrada pelo prefeito Saulo Benevides para suprir a demanda por médicos e garantir atendimento à população. Temos ouvido moradores em todos os bairros e uma das principais reivindicações é justamente a necessidade de mais profissionais na rede”, explica o secretário de Governo, que comanda interinamente a pasta de Saúde e Higiene da cidade, Koiti Takaki.

A rede municipal de Ribeirão Pires contava com 122 médicos em diversas especialidades. A recém-contratada equipe de enfermagem e os 22 novos pediatras e psiquiatras passaram a reforçar o atendimento nas áreas de maior demanda. “Para que o atendimento à população não seja prejudicado e tendo em vista a demanda pelos profissionais em caráter de urgência, decidimos firmar parceria com a Fundação do ABC, que é uma organização respeitada em toda a região. O processo foi acompanhado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Continuaremos ouvindo a população e trabalhando para conhecer a realidade da saúde pública, a fim de tomar medidas que contribuam para melhorar a vida dos moradores”, garante Takaki.

Para o presidente da Fundação do ABC, Mauricio Mindrisz, o convênio com Ribeirão Pires reforçará a busca pela maior regionalização da saúde no Grande ABC. “Trata-se de convênio importante, que marca o retorno da FUABC a Ribeirão Pires e que vem ao encontro do trabalho que realizamos junto ao GT-Saúde do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, no sentido da regionalização da saúde. Precisamos cada vez mais integrar os serviços municipais, estaduais e federais nas sete cidades da região, a fim de evitar duplicações e aproveitar ao máximo as potencialidades de cada equipamento em todas as cidades”, avalia Mindrisz, reforçando que a parceria demandará trabalho conjunto entre FUABC e Prefeitura.

Segundo a secretária adjunta de Saúde e Higiene, Lilian Shizue Kawakami Ribeiro, a expectativa é muito boa. “Creio que esse é apenas o início da parceria. Futuramente devemos aderir a novos planos de trabalho junto à Fundação do ABC, visando a melhora contínua da Saúde em Ribeirão Pires”, prevê a gestora.