Publicado em: 08/01/2015
Com apenas um andar, o prédio administrativo da Fundação do ABC – que também abriga setores da Central de Convênios – acaba de passar por ampliação e ganhou novo pavimento. A construção original foi concebida com pavimento único suspenso, na qual o piso térreo era aberto e utilizado como estacionamento. O projeto de reforma da estrutura fechou toda a área de estacionamento, criando novo andar administrativo no piso térreo, que servirá de sede para a Central de Convênios – a maior unidade mantida da FUABC. A expectativa é de que até o final de janeiro todos os colaboradores já estejam acomodados no novo espaço.
A inauguração em 23 de dezembro contou com presenças do prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, do secretário de Saúde de Santo André, Dr. Homero Nepomuceno Duarte, e do secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Tarcísio Secoli, além do diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, do vice-diretor, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca, do presidente da FUABC, Marco Antonio Santos Silva, do vice-presidente, Mauricio Mindrisz, e do secretário-geral, Dr. Jurandyr José Teixeira das Neves.
Concepção moderna
A Central de Convênios ocupava área de aproximadamente 150 m2 no primeiro andar da FUABC e outros 150 m2 no prédio administrativo da Faculdade de Medicina do ABC, onde ficava o setor de Recursos Humanos. Com a construção do novo andar térreo, funcionários dos dois prédios serão acomodados em espaço único de 1.300 m2, que conta com total de 10 salas, além de copa, anfiteatro para treinamentos com capacidade para acomodar até 50 pessoas e espaços reservados para reuniões e entrevistas.
Criado segundo concepção moderna, com ilhas de trabalho que integram setores e aproximam colaboradores de diferentes áreas, o piso térreo tem capacidade para até 140 postos de trabalho.
A partir da reforma e ampliação, o novo prédio da FUABC – Central de Convênios passa a contar com duas recepções independentes com controladores de acesso, que aumentam a segurança e restringem a entrada de visitantes sem autorização prévia. Além disso, a concentração dos funcionários da Central em um único espaço permitirá a desocupação das áreas utilizadas atualmente. Dessa forma, Fundação do ABC e Faculdade de Medicina do ABC ganharão espaços importantes para criação e readequação de setores, assim como desenvolvimento de novos projetos.
“Com a Central de Convênios dividida em dois prédios, as três instituições que compartilham o campus perdiam espaço e ficavam limitadas. Tanto o setor de RH quanto o prédio da FUABC estavam completamente ocupados, sem possibilidade física para crescimento ou ampliação das equipes”, revela o presidente da Fundação do ABC, Marco Antonio Santos Silva.
Ampliação do estacionamento
O campus universitário da FUABC-FMABC está passando por intensa reformulação, com redistribuição de espaços e criação de novas áreas. São mudanças que beneficiam tanto a instituição de ensino quanto a Fundação do ABC e a Central de Convênios – ou seja, as três instituições que compartilham o campus.
Entre as primeiras mudanças esteve a ampliação das vagas de estacionamento, viabilizada mesmo com a extinção das vagas nos andares térreos da sede da FUABC e da FMABC – onde futuramente serão instalados novos serviços. Após estudo detalhado do cenário, foi possível redimensionar espaços e aproveitar setores ociosos. Tal medida foi considerada fundamental e prioritária, pois com o desenvolvimento constante ao longo dos anos, novos cursos foram criados e centenas de funcionários foram incorporados, fazendo com que o número de veículos crescesse substancialmente.
Reestruturação e crescimento
A ampliação da sede da FUABC, com readequação de espaços da Central de Convênios, e a reestruturação do estacionamento fazem parte da filosofia de trabalho implantada no início de 2014 pelo presidente da Fundação do ABC, Marco Antonio Santos Silva. O gestor tem buscado solucionar demandas importantes da mantenedora e das mantidas, promovendo melhor aproveitamento de espaços e otimizando o trabalho, a fim de evitar que problemas de planejamento e de infraestrutura limitem o crescimento da instituição.
Especificamente em relação à FUABC, 2014 também foi marcado por reestruturação interna, com a contratação do advogado Moacyr Rodrigues para comandar a Diretoria Executiva Jurídica e da gestora Lilian de Oliveira Dias, que assumiu a Diretoria Executiva Administrativa e de Patrimônio. Além disso, foram criadas três novas diretorias na FUABC. A psicóloga e especialista em Recursos Humanos, Caroline Saint Aubin, assumiu a Diretora Executiva de Recursos Humanos, enquanto o Gerente Central de Tecnologia da Informação, Gian Carlo Guzzoni, passou a comandar a Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação. Outra novidade é a Diretoria Executiva de Qualidade, cujo responsável é o Dr. Murilo Dib. A Diretoria de Controladoria passou por modificações e foi transformada em Diretoria Executiva Financeira e de Orçamentos.
Para 2015, a Fundação do ABC planeja intensificar parcerias com a iniciativa privada, com intuito de captar recursos para novos projetos, reformas e ampliações. Entre os planos de parceria em andamento estão o pioneiro Instituto de Cardiologia da Faculdade de Medicina do ABC, um novo complexo poliesportivo, a criação de anfiteatro para a mantenedora e a abertura de duas novas mantidas no campus: o Hemocentro e o Centro de Diagnósticos.