Fundação do ABC capacita profissionais de equipamentos de Assistência Social em SBC

Publicado em: 21/06/2024

Quatro treinamentos foram realizados, abrangendo biossegurança, combate a incêndios, ergonomia e manejo de produtos químicos

 

Evento contou com a participação de 23 pessoas

No dia 14 de junho, o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Fundação do ABC (FUABC) realizou uma série de quatro treinamentos para os funcionários que atuam nos equipamentos de Assistência Social de São Bernardo do Campo. Foi a primeira vez que se conseguiu reunir na sede da Secretaria de Assistência Social do município os profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS 01, 02, 03, 04 e 05), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) e na própria Secretaria.

Os treinamentos contaram com 23 participantes, entre assistentes sociais, psicólogos e Camilla Padoim, diretora de seção de Proteção Social Básica (PSB), todos empenhados em absorver os conhecimentos transmitidos pela Técnica de Segurança do Trabalho, Yasmin Lima, da Unidade de Apoio Administrativo da FUABC.

O primeiro treinamento, focado em biossegurança, abordou temas como a definição do termo, responsabilidades e fluxos de acidentes, gerenciamento de riscos, percepção de riscos ambientais e medidas de prevenção, incluindo profilaxia e vacinação. A importância de uma atuação segura e preventiva foi destacada para reduzir a ocorrência de acidentes e promover um ambiente de trabalho saudável.

No segundo módulo, sobre princípios e combate a incêndio, os participantes receberam noções básicas sobre o tetraedro do fogo, formas de transmissão de calor, classes de incêndio e métodos de extinção. A correta utilização de extintores e outros dispositivos de combate a incêndio foi explicada com detalhes, enfatizando a prontidão necessária em situações de emergência.

A ergonomia foi o foco do terceiro treinamento, que apresentou o conceito conforme a Norma Regulamentadora 17 (NR 17), os danos causados por posturas inadequadas e a importância da ergonomia de correção e concepção. Também foram abordadas a ergonomia de conscientização e a análise ergonômica do trabalho, além da ginástica laboral como uma prática preventiva.

Por fim, o treinamento sobre produtos químicos destacou a importância do conhecimento sobre a classificação e manuseio seguro de substâncias químicas. Foram discutidos objetivos, a utilização de fichas de dados de segurança e a importância dos centros de controle de intoxicações.

Este evento de capacitação demonstra o compromisso da Fundação do ABC com a formação contínua de seus profissionais (além de alguns externos), visando aprimorar a segurança e a qualidade dos serviços prestados à população. A união dos profissionais dos diversos setores da Assistência Social de São Bernardo reflete a importância de um trabalho integrado e colaborativo, essencial para enfrentar os desafios do dia a dia.