Fundação do ABC, FMABC e Central de Convênios comemoram ‘Dia da Secretária’

Publicado em: 03/10/2014

A Diretoria Executiva Administrativa e de Patrimônio da Fundação do ABC organizou em 30 de setembro comemoração pelo Dia da Secretária. Cerca de 30 profissionais foram homenageadas no Anfiteatro David Uip, incluindo colaboradoras da Faculdade de Medicina do ABC, Central de Convênios e da própria FUABC. Todas as secretárias foram presenteadas com kit de cosméticos e participaram de café da manhã preparado especialmente para a data. Em meio à grande maioria de mulheres, o secretário executivo bilíngue da FMABC, Felipe Rebelo Marques, também foi homenageado na data.

O secretário-geral da FUABC, Dr. Jurandyr José Teixeira das Neves, destacou a importância do secretariado nas organizações. “Sem vocês o processo não anda. Tenho absoluta convicção do quanto vocês são importantes em qualquer estrutura administrativa. Parabéns”, declarou o médico.

Além do valor profissional, o diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, ressaltou a parceria na divisão dos problemas e responsabilidades. “A secretária se torna uma amiga, conselheira, ouve nossos problemas, divide responsabilidades e colabora muito na tomada de decisões. Uma estrutura tão grande como a nossa não consegue caminhar adequadamente sem o empenho de vocês”, afirmou Pires.

O vice-presidente da FUABC, Dr. Mauricio Mindrisz, parabenizou a iniciativa, que reconhece a importância do trabalho das secretárias. “Trata-se de merecida homenagem. Este é um momento único, em que saímos da rotina para prestar homenagem a quem, de fato, merece”.

Já o presidente da Fundação do ABC, Dr. Marco Antonio Santos Silva, destacou a característica que considera mais importante na secretária: a confiança. “Em meu primeiro dia à frente da FUABC eu disse às secretárias que o que mais prezo é a confiança. Tratamos de assuntos extremamente importantes e o sigilo é essencial. Por essa razão, a confiança de um executivo, diretor ou gestor em suas secretárias é fundamental”, assegurou o presidente, que completou: “A secretária está sempre à frente da chefia. Ela prevê algo que pode faltar ou que possa ser melhorado em uma reunião, por exemplo, e se antecipa. É quem nos auxilia para realização do trabalho melhor e com mais segurança”.

Ao final das homenagens, Dr. Marco Antonio Santos Silva anunciou para breve a realização de curso de capacitação para as secretárias, que terá duração de cinco semanas.

Profissão milenar

Segundo a Federação Nacional das Secretárias e Secretários (FENASSEC), data da XI dinastia, por volta do ano 1.500 a.C., os primeiros registros da profissão conhecida hoje como secretariado. Durante a Idade Média, a função do secretário praticamente desapareceu, em face das condições políticas, econômicas e sociais da época. Já na Idade Moderna, com o ressurgir do comércio, a necessidade do secretário reaparece. A função integra-se, mais tarde, à estrutura organizacional das empresas e permanece em evolução até os dias atuais.

A mulher passa a atuar de forma expressiva como secretária na Europa e nos Estados Unidos a partir das duas Guerras Mundiais. Com a escassez de mão-de-obra masculina, desviada para os campos de batalha, e com a estrutura industrial e empresarial já desenvolvida, as empresas não tiveram outra alternativa senão a de utilizar mulheres em todas as áreas do trabalho. No Brasil, a atuação feminina no secretariado ocorre a partir da chegada das multinacionais na década de 50, cuja cultura organizacional já estava habituada com a presença da mulher. (Fonte: FENASSEC / texto adaptado do livro “Gerente e secretária – uma equipe de sucesso”, de Liana Natalense).