Publicado em: 15/08/2025

O Contrato de Gestão da região de São Mateus, firmado entre a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e a Fundação do ABC, completa em agosto de 2025 uma década de atuação marcada por crescimento, inovação e resultados expressivos na saúde pública. Desde agosto de 2015, a FUABC é responsável pela gestão das unidades da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus, implementando um modelo assistencial baseado na eficiência, integração dos serviços e compromisso com a qualidade no atendimento à população.
Logo no primeiro ano de atuação, os impactos já eram visíveis: entre setembro de 2015 e agosto de 2016, o número de consultas médicas e de atendimentos odontológicos teve um aumento significativo – reflexo da ampliação da força de trabalho e da reorganização dos fluxos assistenciais.
Hoje, a rede sob gestão da FUABC em São Mateus é composta por 23 Unidades Básicas de Saúde (sendo 5 com modelo AMA/UBS); 1 Hospital Dia 24h com Polo Curativo; 1 Pronto Atendimento (PA); 1 Centro Especializado em Reabilitação – CER III/APD; 1 Centro de Especialidades Odontológicas – CEO II; 1 CAPS II Infantojuvenil; 3 unidades do Programa Acompanhante de Idosos (PAI); 1 Serviço de Atenção Domiciliar – SAD/EMAP; 1 Equipe Especializada em Violência; e 16 equipes multiprofissionais.
Ao longo desses 10 anos, a rede também se fortaleceu com a ampliação da força de trabalho, que atualmente soma 2.574 colaboradores, entre os quais 431 médicos, 190 enfermeiros, 382 auxiliares de enfermagem, 73 cirurgiões-dentistas e 471 agentes comunitários de saúde. Todos atuam com base em protocolos clínicos, monitoramento contínuo por indicadores e compromisso com a qualidade e a segurança no cuidado.
AVANÇOS ESTRUTURAIS E INOVAÇÕES
Entre as principais conquistas desse período, destacam-se a implantação do Hospital Dia 24h São Mateus, com aumento de 200% nas cirurgias eletivas e ampliação de exames e consultas, assim como a reclassificação do CER II para CER III, com incorporação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Outros avanços são a modernização do CEO II, com inclusão de especialidades como Odontopediatria e Implantodontia; a criação da Equipe Especializada em Violência (EEV) e a expansão do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) para São Mateus, Iguatemi e São Rafael.
A transformação digital também não ficou de fora da lista de conquistas. Ao longo da jornada houve a informatização completa da rede, com implantação do prontuário eletrônico com o sistema FAST MEDIC, juntamente com o uso de tablets pelos Agentes Comunitários de Saúde, promovendo mobilidade, integração de dados e segurança da informação. Além disso, a digitalização da gestão, com ferramentas como Office 365, Power BI e Automate, otimizou os processos, permitindo análises de indicadores em tempo real.
VIDAS IMPACTADAS
Entre 2016 e 2024, o Contrato de Gestão São Mateus registrou mais de 40 milhões de atendimentos. Somente em 2024, os números revelam o alcance e a potência do trabalho realizado: 1.730.058 consultas médicas; 2.554.876 procedimentos realizados; 426.091 visitas domiciliares; e 235.083 acolhimentos. Foram mais de 5,7 milhões de atendimentos no ano.
Mais do que números, esses resultados traduzem histórias de cuidado, acolhimento e transformação social. Ao longo da última década, a Fundação do ABC construiu um modelo de atenção que vai além da doença: promove saúde, qualidade de vida e fortalece os vínculos com o território por meio de ações intersetoriais, atividades em escolas, campanhas de prevenção e promoção da equidade no acesso aos serviços.
“Em 10 anos, transformamos estruturas, ampliamos equipes, modernizamos processos e, acima de tudo, cuidamos de pessoas. Seguimos com o compromisso de entregar uma saúde pública cada vez mais digna, eficiente e acolhedora para todos os moradores de São Mateus”, garante a diretora-geral do Contrato de Gestão São Mateus, Dra. Marilande Marcolin.