Fundação do ABC dá início a projeto de ‘Roda de Conversas’

Publicado em: 24/06/2016

A Fundação do ABC acaba de dar início ao projeto de “Roda de Conversas”. Trata-se de iniciativa que visa proporcionar encontros entre funcionários das unidades gerenciadas e a Presidência e Diretoria da FUABC, a fim de promover comunicação dinâmica e produtiva, em busca da maior aproximação da mantenedora com a vivência prática dos colaboradores.

Hospital Central de Osasco está entre as unidades beneficiadas

Hospital Central de Osasco está entre as unidades beneficiadas

“Ao longo de seis meses à frente da Fundação do ABC, consegui visitar muitas das unidades gerenciadas e pude conhecer melhor nossos diretores, colaboradores e a realidade em que estão inseridos os serviços da FUABC. Esse trabalho de campo tem sido bastante gratificante, pois permite a aproximação da Presidência com as unidades e, principalmente, com os funcionários”, afirma a presidente da FUABC, Dra. Maria Aparecida Batistel Damaia, que completa: “Estabelecer esse contato direto é uma meta que temos buscado, pois é a maneira mais prática de identificar necessidades e de propor soluções, que permitam melhorar a assistência e a performance, assim como a gestão financeira e dos contratos”.

O projeto de “Roda de Conversas” foi criado justamente nesse sentido. A ideia é encurtar a distância entre as unidades mantidas e a Presidência da FUABC, aproximando todos os funcionários da gestão da mantenedora e, a partir dessa relação direta, identificar demandas, implantar programas e soluções que melhorem o ambiente de trabalho e o desempenho.

Com cronograma mensal de visitas, o projeto utiliza a roda de conversas como prática metodológica de aproximação entre os sujeitos no cotidiano, na situação real de trabalho. Os funcionários que participam são definidos nas próprias unidades, mesclando diversos setores e departamentos, a fim de que haja ampla visão e significativa representatividade dos colaboradores das mantidas.

Cada roda de conversas tem duração média de uma hora, conduzida pela Presidência e Diretoria da FUABC. Durante os trabalhos, os funcionários têm a possibilidade de se apresentar, falar da experiência e do dia a dia, assim como dos problemas ou sucessos cotidianos. Podem fazer perguntas, tirar dúvidas e dar sugestões de melhorias para aperfeiçoar a gestão das unidades.

“Queremos, de fato, ouvir nossos colaboradores e entender demandas específicas, conhecer as sugestões e implantar as soluções. Por isso iniciamos as rodas de conversas. É um espaço dedicado a discutir a Fundação do ABC com quem move a Fundação do ABC e sabe, melhor do que ninguém, o que é bom e deve ser estimulado e o que precisa ser aperfeiçoado”, garante Cida Damaia.

COLABORADORES APROVAM INICIATIVA

A primeira experiência na “Roda de Conversas” ocorreu em 8 de junho, com colaboradores do Hospital Estadual de Francisco Morato (HEFM). Dia 10 foi a vez do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), enquanto no dia 14 o projeto chegou ao Hospital Municipal Central de Osasco (HMCO).

FRANCISCO MORATO

“Trabalho no Hospital Estadual de Francisco Morato há 11 anos e já tivemos à frente da administração a Organização Social (OS) OSEC, a Santa Casa de São Paulo e, agora, a Fundação do ABC. Nós nunca conversamos diretamente com o presidente ou com a Diretoria da OS. Pela primeira vez tivemos essa oportunidade e foi uma experiência muito válida. A presidente nos deixou bem à vontade para que pudéssemos falar o que realmente pensamos. Ela é uma pessoa muito humilde. Não precisava ter vindo até o hospital, mas fez questão de conhecer pessoalmente a unidade e os funcionários. Todos que participaram da roda de conversas gostaram muito” – Cristiane Aparecida Costa de Oliveira, colaboradora do setor de Compras do HEFM.

‘Roda de Conversas’ no Hospital Estadual de Francisco Morato

‘Roda de Conversas’ no Hospital Estadual de Francisco Morato

 

PENITENCIÁRIO

Há quase 6 anos na Fundação do ABC, Priscila Santorsula Olivatto trabalhou no Hospital e Pronto-Socorro de Bertioga e agora atua no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário. Para a colaboradora, o projeto da Fundação do ABC é muito bem-vindo. “Achei a iniciativa bastante interessante. Em todos esses anos que trabalho na FUABC, nunca tive esse contato próximo, direto, com a mantenedora. É muito legal ver a disponibilidade da presidente de abrir espaço na agenda e vir até a unidade para conversar e ouvir os funcionários. Essa atitude quebra o gelo e faz com que nos sintamos mais seguros, pois ela mostra interesse em conhecer os bastidores do trabalho, principalmente em uma unidade como o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, cujo perfil é bastante diferenciado” – Priscila Santorsula Olivatto, colaboradora do setor de Regulação do CHSP.

 

MUNICIPAL DE OSASCO

“O encontro superou as expectativas. A presidente é bastante receptiva e passou uma imagem muito boa. Ela procurou conhecer cada colaborador, o setor que atua, os fluxos e a rotina de trabalho. O feedback que recebi dos funcionários que participaram da roda de conversas foi muito positivo. Todos sentiram-se prestigiados com a vinda da presidente, até mesmo levando em consideração a distância entre a sede da FUABC e o Hospital Central de Osasco. Além disso, ela conversou bastante e deixou todos bem à vontade” – André Xavier Simões, gerente de Recursos Humanos do HMCO.