Fundação do ABC e Governo do Estado inauguram Centro Oncológico do AME Santo André

Publicado em: 25/11/2022

Em pleno funcionamento, AME-SA terá capacidade para 6,2 mil sessões de quimioterapia e 18 mil consultas médicas e não médicas por ano

Autoridades municipais e estaduais estiveram reunidas na manhã de hoje (25/11) no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André para a inauguração do Centro Oncológico. Gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a unidade já vinha realizando atendimentos oncológicos desde setembro em espaço provisório. Agora, com o novo local, os trabalhos serão ampliados. Em pleno funcionamento, o AME-SA terá capacidade operacional para mais de 6,2 mil sessões de infusão (quimioterapia) e 18 mil consultas médicas e não médicas por ano.

O secretário de Estado da Saúde em exercício, Eduardo Ribeiro Adriano, participou da entrega do novo serviço ao lado de diversas autoridades, entre as quais o prefeito de Santo André, Paulo Serra, a deputada estadual eleita, Ana Carolina Barreto Serra, o presidente e a vice-presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes e Dra. Maria Odila Gomes Douglas, os secretários de Saúde de Santo André e São Caetano, José Police Neto e Dra. Regina Maura Zetone, respectivamente, o presidente da Câmara de Santo André, Pedrinho Botaro, além de funcionários e dos dirigentes do AME Santo André, Marina Macedo Daminato, diretora-geral, Dagoberto Gomes de Moura, gerente administrativo, e Dr. Rodrigo Toledo Mota, gerente médico.

“Com esse novo espaço, o programa AME Oncologia vai oferecer milhares de sessões de quimioterapia por ano em um espaço humanizado, ampliando a assistência em Oncologia para o Grande ABC”, afirmou o secretário de Estado em exercício, Eduardo Ribeiro Adriano.

MODERNIZAÇÃO

O AME Santo André deu início em 5 de setembro deste ano às consultas médicas em Oncologia e aos tratamentos de quimioterapia para pacientes com câncer. Enquanto o antigo anfiteatro da unidade passava por ampla reforma para se tornar o atual Centro Oncológico, os atendimentos estavam centralizados em espaço próprio e adaptado, com 2 poltronas para infusão de medicações e projetado para 40 sessões de quimioterapia no primeiro mês de funcionamento.

A partir de agora, com o Centro Oncológico em atividade, estão disponíveis 10 boxes com poltronas, sala de emergência, farmácia, consultório médico, consultório multiprofissional e posto de enfermagem, além de sistema de ar-condicionado, rede de gases, recepção e banheiros exclusivos. Em pleno funcionamento, a capacidade operacional é de aproximadamente 520 infusões mensais.

Os atendimentos no AME Santo André ocorrem nas áreas de câncer de mama, colorretal e próstata, englobando sessões de quimioterapia, consultas oncológicas e exames. Com a abertura do Centro Oncológico, uma outra novidade é o teleatendimento. Após 48 horas da quimioterapia, os pacientes passam por consulta remota com profissionais da área de enfermagem e farmácia. Por meio de videochamada, os pacientes serão acompanhados após os procedimentos, agilizando o tratamento.

Os dirigentes do AME Santo André, Marina Macedo Daminato, diretora-geral, Dagoberto Gomes de Moura, gerente administrativo, e Dr. Rodrigo Toledo Mota, gerente médico

AME ONCOLOGIA

O lançamento do programa estadual “AME Oncologia” ocorreu em 22 de junho no AME Barradas, na Zona Sul da Capital. Na oportunidade, foi anunciado que AMEs de todo o Estado passariam a oferecer diagnóstico e tratamento contra o câncer, sendo cinco unidades as primeiras a adotar a nova modalidade: Santo André, Taubaté, Itapetininga, Dracena e Mogi das Cruzes.

No Grande ABC, o AME Santo André passou a ser um braço de apoio do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) – equipamento de saúde referência em Oncologia para a região do ABC Paulista também sob gestão da FUABC. Os pacientes são encaminhados pelo Hospital, cujas vagas são reguladas pela CROSS, a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde do Governo do Estado.

O AME-SA recebe casos de média e baixa complexidades para realização de terapias infusionais (quimioterapia). O plano terapêutico e o envio dos medicamentos estão a cargo do HEMC.