Fundação do ABC e InovaHC iniciam tratativas para acordo de colaboração

Publicado em: 18/10/2024

Primeira reunião ocorreu em 18 de outubro e contou com apresentações de 13 startups

 

A equipe de gestão da Fundação do ABC e representantes do InovaHC, iniciativa ligada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), estiveram reunidos em 18 de outubro para a primeira reunião de alinhamento com vistas a um acordo de colaboração entre as entidades. O encontro, coordenado pelo presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, e pelos representantes do InovaHC, Lourival Belizario e Leonardo Tomiatti da Costa, contou com a apresentação de 13 startups voltadas para a área de inovação em saúde.

O InovaHC é o Núcleo de Inovação Tecnológica do maior hospital da América Latina, atuando como agente de mudança para criar e impulsionar a inovação, integrando pesquisadores, empreendedores, colaboradores e parceiros em favor da saúde. Entre os objetivos da iniciativa estão viabilizar soluções e negócios inovadores, promover a cultura de empreendedorismo e inovação, mapear desafios, co-desenvolver e validar tecnologias, além de conectar atores do ecossistema de inovação em saúde.

Leonardo Tomiatti da Costa agradeceu à FUABC por receber o InovaHC e as startups e anunciou: “Vamos dar sequência a esse trabalho com novas agendas com a Fundação do ABC e já temos permissão para prosseguir com a construção de um acordo de colaboração, para levarmos o impacto da inovação através das startups e dos projetos, como a Saúde Digital, TeleUTI Conectada e a Telemedicina”.

Por sua vez, o presidente da FUABC reforçou a importância desta parceria e o interesse em ter na região do ABC um polo de inovação em saúde. “Agradeço imensamente a presença dos representantes do InovaHC e das startups. É uma honra estarmos reunidos para essa finalidade tão nobre. Esse é somente nosso primeiro encontro, e quero dizer que a FUABC está de portas abertas para vocês. Nossas estruturas, nossos equipamentos são espaços valiosos, ricos em oportunidades para o desenvolvimento de novos projetos e tecnologias. Estamos à disposição para avançarmos nessa parceria e construirmos esse processo de cooperação, em busca de um núcleo de novos projetos e inovação em saúde para a região do ABC Paulista”.

Também estiveram presentes representantes da MOSO Venture Design Builder, responsável pela administração do Hub InovaHC e pelo relacionamento com as startups, além de Bruno Borghi, presidente da Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS).

 

STARTUPS EM DESTAQUE

 

O Hub InovaHC marcou presença no encontro na Fundação do ABC e reuniu 13 startups para apresentação de trabalhos. Entre os temas abordados estiveram sistema de suporte clínico com Inteligência Artificial (IA), soluções para melhoria da comunicação com o corpo clínico, suporte à jornada do paciente, triagem de lesões potencialmente malignas de pele por smartphone, além de educação e treinamento de pessoas.

 

AGORACONSULTA
Sistema de telessaúde com dispositivos médicos e plataforma de IA para atendimento similar ao presencial, com verificação de dados como pressão arterial, temperatura, ouvido e garganta. Ideia de democratizar o acesso à saúde.

 

NICK SAÚDE
Apoia a jornada de atendimento ao paciente, com foco no aumento da capacidade de atendimento sem modificar as estruturas existentes, reduzindo filas e gastos com a saúde. Trabalha a regulação médica e o problema da fragmentação de sistemas, a fim de centralizar as informações de forma estruturada, para monitoramento completo de dados que permitam a melhora da tomada de decisão. Oferece parametrização com processos de regulação do hospital e da rede de saúde.

 

WEDOC
Oferece ambiente exclusivo para a instituição e acesso gratuito para médicos. Hub com aplicativos para conversar com o corpo clínico, com segurança, seguindo a LGPD, de forma controlada e estruturada. Soluções para discussão de casos clínicos, Educação Médica Continuada e atualizações científicas com IA. Outra solução é a interconsulta com médicos especialistas, que também pode atuar no apoio ao Pronto-Socorro.

 

CULTIVARE
Sistema de apoio à decisão médica e empoderamento nas decisões na área da saúde. Leva conhecimento de forma rápida e fácil. Banco de dados que reflete o conhecimento médico, com fontes diversas e confiáveis de informação, com dados integrados de maneira fácil para acesso dos médicos e subsídios às decisões clínicas. Busca agilizar o serviço prestado, melhorar a eficiência e a qualidade do atendimento, reduzindo custos.

 

INTELLIDOCTOR.AI
Suporte clínico à decisão focada no médico. A solução traz para o médico a informação na ponta, através da Inteligência Artificial, com confiabilidade e transparência. Um chat simples em que o médico consegue conversar com a IA e ter as referências utilizadas dando confiabilidade às respostas obtidas. Módulo de hipóteses diagnósticas, que permitem imputar dados e a IA sugere hipóteses para o médico aprofundar sua análise dos casos.

 

VÖISTON
Empresa de tecnologia focada em resolver problemas complexos nas diversas camadas do setor da saúde. Através da compreensão de dados clínicos não estruturados, busca eliminar a ineficiência operacional no dia a dia dos médicos, das clínicas e hospitais. IA utilizada em praticamente todas as etapas, com análise e interpretação de dados e documentos. É uma camada de inteligência por cima dos dados não estruturados disponíveis, estruturando essas informações e auxiliando na melhoria da gestão e das tomadas de decisões.

 

DR. JON
Assistente Médico de Inteligência Artificial. Objetivo de tornar mais inteligente as instituições de saúde a partir do melhor cuidado e tecnologia com a documentação. A solução de IA escuta a consulta e monta um documento estruturado, encaminhando para registro no prontuário do paciente. Permite, a partir do áudio, otimizar a documentação de maneira completa e segura. Reduz a sobrecarga do médico e melhora a qualidade do atendimento ao paciente, já que o médico está totalmente focado na consulta e não nos procedimentos burocráticos de documentação.

 

SAPPIE
Parte da afirmação de que muitos métodos de estudo não motivam e são ineficientes. Dessa forma, a Sappie propõe como saída a aplicação de tecnologia. Um aplicativo para educação de forma moderna, sobre os mais diversos temas. Traz os conteúdos dos parceiros e converte via metodologia própria, em busca de impulsionar o aprendizado, motivando o aluno a estudar. Tem a gamificação como essência desde a base.

 

TELLER
Solução para navegação do cuidado do paciente hospitalar, com objetivo de garantir a continuidade do cuidado, desde o agendamento da cirurgia até o dia da realização do procedimento. Conta com uma avaliação pré-operatória digital e acompanha o paciente com apoio de IA. O sistema gera o risco cirúrgico de forma automatizada, com linha de cuidado personalizada e os exames que devem ser solicitados de acordo com a classificação do paciente. Gera orientações de preparo do paciente para a cirurgia e do risco pré-anestésico, comunicando previamente à equipe médica. Utiliza tecnologia para garantir um cuidado mais seguro, eficiente e personalizado.

 

DR. NEST
Objetivo de revolucionar a experiência do paciente e a gestão do cuidado. Oferece o acompanhamento dos familiares durante procedimento cirúrgico do paciente. Fornece informações e o estado de saúde do paciente durante o procedimento, inclusive a distância, em plataforma 100% integrada com as informações do paciente.

 

OPORTUNIZA
Soluções inovadoras para a Gestão de Pessoas na Saúde. Plataforma utilizada para recrutamento e seleção de acordo com perfis assistenciais e engajamento dos profissionais/candidatos com as vagas disponíveis. Profissionais são direcionados de forma assertiva após jornada na ferramenta, que classifica e direciona as pessoas certas para as vagas certas.

 

AI PATHOLOGY TECH
Inteligência artificial a serviço da saúde e maior foco na área de oncologia. Foi apresentada a solução chamada Nevo, para triagem de lesões de pele potencialmente malignas a partir de uma foto tirada pelo próprio paciente. Utiliza protocolo de Manchester para classificação de risco, apontando casos potencialmente suspeitos de câncer de pele, que precisam de atendimento com mais urgência.

 

CAREN
APP para cuidar da saúde. Oferece uma percepção ao paciente sobre como ele está cuidando da própria saúde a partir de uma avaliação de risco. Estratégia de gamificação do cuidado, inclusive com economia financeira, comunicação e aumento das respostas dos usuários, entre outras funcionalidades.