Fundação do ABC empossa novos membros do Conselho de Curadores

Publicado em: 20/01/2017

Entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC realizou na manhã de 19 de janeiro duas reuniões extraordinárias do Conselho de Curadores – órgão máximo de deliberação da instituição. Na primeira pauta, a posse de 9 novos conselheiros titulares, a maioria indicada pelos prefeitos e câmaras de vereadores dos municípios do ABC.

A presidente da FUABC, Maria Aparecida Batistel Damaia, e a curadora recém-empossada, Maria Bernadette Zambotto Vianna

A presidente da FUABC, Maria Aparecida Batistel Damaia, e a curadora recém-empossada, Maria Bernadette Zambotto Vianna

“O Conselho de Curadores exerce papel fundamental, pois delibera sobre as ações da Fundação do ABC e o futuro da instituição, principalmente nas questões de ordem financeira, novos contratos e no acompanhamento das parcerias vigentes”, ressaltou a presidente do Conselho de Curadores, Maria Aparecida Batistel Damaia. Ao todo são 21 membros titulares – interlocutores das prefeituras, das câmaras de vereadores e de conselhos de saúde do ABC, além de professores, alunos e funcionários de FUABC e da Faculdade de Medicina do ABC.

Na lista de 9 novos curadores, a Prefeitura de Santo André indicou como conselheira titular Maria Bernadette Zambotto Vianna, enquanto a Câmara avalizou Marcos Rodrigues Pinchiari. Pela Prefeitura de São Bernardo assumiram Wagner Kuroiwa e Adhemar Moura Flores. Os novos membros por São Caetano são Adriana Berringer Stephan, pela Prefeitura, Marcos Sergio Gonçalves Fontes, pela Câmara, e Edson Raddi, pelo Conselho Municipal de Saúde. O Diretório Acadêmico da FMABC também indicou novos membros: Regina Maria Costa Biselli e Giovana de Lima Cebrian.

A reunião de posse foi acompanhada pelo secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, que ressaltou a importância dos curadores, principalmente para as prefeituras instituidoras da FUABC – ou seja, Santo André, São Bernardo e São Caetano. “A responsabilidade dos curadores hoje é fundamental, pois a Saúde no ABC não anda mais sem a Fundação e a Faculdade de Medicina do ABC. Além disso, temos o Governo do Estado como um grande parceiro da Fundação do ABC, com contratos que tendem a ser ampliados”, afirmou Reple, ao dar boas-vindas aos curadores empossados.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho

Da composição anterior do Conselho de Curadores, permaneceram Maria Aparecida Batistel Damaia (Prefeitura de Santo André), Margareth Lodos Tangerino (Conselho Municipal de Saúde de Santo André), Luiz Antonio Della Negra (Prefeitura de São Caetano), Ari Bolonhezi (APOMED – Associação de Apoio aos Alunos da FMABC), Roberto Picarte Milani (Associação dos Ex-alunos), Thereza Christina Machado de Godoy (Conselho Municipal de Saúde de São Bernardo), Luiz Francisco da Silva (Câmara de São Bernardo), Tatyana Mara Palma (Associação dos Funcionários), Maria Elisa Ravagnani Gonçalves Ramos (Associação dos Docentes), José Carlos Canga (Associação dos Docentes) e Guilherme Andrade Peixoto (Residência Médica). Uma cadeira da Associação dos Funcionários está vaga, aguardando indicação.

NOVOS DIRETORES HOSPITALARES

Empossados os novos curadores, teve início a segunda reunião extraordinária do dia, cuja pauta foi a aprovação de indicações para diretorias de unidades hospitalares da FUABC. O médico Onésimo Duarte Ribeiro Junior é o novo diretor geral do Hospital da Mulher Maria José Dos Santos Stein. Já o economista Nilton Ângelo Lorandi assume o Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo do Campo, enquanto a advogada Patricia Veronesi passa a comandar o Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul.

QUASE 50 ANOS DEDICADOS À SAÚDE

Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social de Saúde e entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC foi criada em 1967 com intuito de viabilizar uma faculdade de medicina no Grande ABC. Foi instituída como fundação sem fins lucrativos pelos 3 municípios que encabeçam o ABC Paulista (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul). É declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal e estadual e na cidade-sede de Santo André através do registro CMC nº 132.124-1 (PMSA). Em 2007 foi reconhecida como Entidade Benemérita também pelas Câmaras de Vereadores de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Com o passar dos anos, a FUABC passou a ser encarada como parceira estratégica das prefeituras e do Governo do Estado no que diz respeito à gestão e assistência em saúde. Com o braço de ensino da Faculdade de Medicina do ABC, hoje a Fundação do ABC é mantenedora de 18 hospitais e 3 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), além da Central de Convênios, que administra mais de 40 planos de trabalho específicos, e da própria FMABC.

Ao todo são cerca de 23 mil funcionários diretos atuando nos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Franco da Rocha, Caieiras, Guarulhos, Francisco Morato, Osasco, São Paulo e Mogi das Cruzes, além de Praia Grande, Santos e Guarujá.