Fundação do ABC conscientiza funcionários sobre “Dia Mundial da Água”

Publicado em: 23/03/2018

Colaboradores da FUABC, Nataly Caceres de Souza, José Alexandre Filho, Jaqueline Michele Nascimento e Pedro Charles

 

A equipe do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC desenvolveu ação junto aos funcionários para marcar o Dia Mundial da Água. Em 22 de março, colaboradores de todos os setores da sede administrativa da FUABC e da Central de Convênios receberam um gibi da Turma da Mônica intitulado “Sede de Vitória”. De forma lúdica, a ‘revistinha’ temática fala sobre o crescimento das cidades sem planejamento adequado, o problema da falta de redes de água e esgoto – que leva ao desenvolvimento de doenças –, assim como a importância do tratamento do esgoto para a preservação ambiental.

Juntamente com o gibi, os gestores ambientais da FUABC, José Alexandre Filho e Pedro Charles, entregaram uma tag com a mensagem: “Neste Dia Mundial da Água, precisamos nos conscientizar para usar este importante recurso natural de forma sustentável, para que ele nunca falte”.

 

DIA DA ÁGUA

Criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água é celebrado anualmente em 22 de março e busca lembrar a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos, num esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais sobre a temática.

A água é um recurso essencial para a vida no planeta. É um direito humano e viabiliza atividades econômicas, como agricultura e indústria. Porém, 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso à água potável, de acordo com a ONU Água. À medida que a população aumenta, a demanda de água também aumenta, tornando essencial que pessoas e países priorizem a busca por soluções que garantam o uso racional e o compartilhamento da água.

Se o padrão atual de consumo for mantido, em 2030 o mundo enfrentará um déficit no abastecimento de água de 40%, alerta o Relatório Mundial da ONU sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos 2015 – Água para um Mundo Sustentável.

Apesar de o Brasil ter grandes reservas de água, ela é mal distribuída pelas regiões. No Sudeste, onde vivem mais de 80 milhões de pessoas, estão apenas 6% dos recursos hídricos. Na região Norte, estão 68,5% da água do país para atender cerca de 16 milhões de pessoas, segundo a ANA – Agência Nacional de Águas do Brasil (com informações do 8º Fórum Mundial da Água).