Fundação do ABC fecha parceria com SEMASA para reciclagem de lâmpadas fluorescentes

Publicado em: 15/05/2015

O Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC acaba de fechar parceria com o SEMASA – Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André para o descarte consciente de lâmpadas fluorescentes. A partir do acordo, as unidades da FUABC com sede em Santo André poderão destinar sem custos as lâmpadas para reciclagem na autarquia municipal. No primeiro mês do convênio, em abril, foram recolhidas 4.120 lâmpadas, gerando economia de R$ 4.326,00 com descontaminação e descarte.

O recordista de lâmpadas foi o Hospital Estadual Mário Covas, com 1.800 unidades. O Hospital da Mulher reuniu 1.200, enquanto Fundação do ABC e Faculdade de Medicina do ABC acumularam 1.052. Já no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André foram recolhidas 68.

A partir de maio, a parceria FUABC-SEMASA prevê a descontaminação e reciclagem de até 500 lâmpadas por trimestre. “Estávamos com grande número de lâmpadas armazenadas nas unidades aguardando reciclagem e conseguimos zerar os estoques em Santo André. Agora vamos acompanhar o primeiro trimestre da parceria, a fim de verificar a quantidade exata de lâmpadas descartadas, para saber se precisamos ou não propor a ampliação do convênio com o SEMASA”, explicam os gestores do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC, José Alexandre Filho e Cristina Passaretti.

O tratamento das lâmpadas fluorescentes é necessário para que haja a descontaminação prévia ao descarte para reciclagem. Equipamento específico tritura as lâmpadas, separando os componentes para a adequada destinação. Por meio do processo, o vidro e o alumínio ficam depositados na base do tambor de reciclagem, enquanto pó de fósforo, micropartículas de vidro e vapor de mercúrio ficam em suspensão, permitindo que sejam sugados por um coletor externo.

COPOS DESCARTÁVEIS

Outra ação em andamento na Fundação do ABC diz respeito à redução dos copos descartáveis. Vinculado à Diretoria Executiva de Qualidade, o Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade está desenvolvendo projeto para implantação de canecas plásticas e squeezes nos departamentos administrativos. De acordo com estudo inicial, a medida permitiria não utilizar 198.000 copos descartáveis por ano a cada grupo de 180 funcionários.

O projeto ainda em fase de elaboração pode ser ampliado para todas as unidades gerenciadas pela Fundação do ABC mediante parcerias e interesse de patrocinadores.