Publicado em: 05/12/2025

Representantes da Diretoria de Gestão de Pessoas da FUABC no feirão, Vanessa Pereira Gomes de Jesus, Cintia Soares Bernardi e Claudio Ferreira Junior
A Fundação do ABC esteve entre os destaques da terceira edição do “Inclusão na Prática”, evento do Governo do Estado de São Paulo criado para estimular as empresas a investirem na contratação de pessoas com deficiência. Realizada nesta semana por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), a atividade disponibilizou mais de 900 vagas de emprego exclusivas para pessoas com deficiência (PcDs).
Com mais de 30 mil funcionários diretos, distribuídos em 19 hospitais, 8 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e outros 300 equipamentos de saúde, a Fundação do ABC está entre os maiores empregadores do País. A entidade mantém permanentemente abertas as oportunidades de contratação para pessoas com deficiência e jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz. São medidas que reforçam o compromisso institucional com a promoção da inclusão e da equidade no ambiente corporativo, além de atender à legislação brasileira que estabelece cotas obrigatórias para esses públicos.
“Os esforços para o preenchimento dessas vagas têm como base não apenas o cumprimento da Lei de Cotas, mas também o entendimento de que diversidade e inclusão devem fazer parte da cultura organizacional de forma estruturada. Nesse contexto, temos intensificado as ações para ampliar o número de contratações e facilitar o acesso de PcDs e aprendizes às unidades sob nossa gestão. A participação no evento Inclusão na Prática ratifica essa estratégia institucional, que foi consolidada em 2024 a partir da criação do Comitê Institucional de Boas Práticas para Cumprimento de Cotas Obrigatórias. Esse grupo tem atuado intensamente e de maneira integrada no desenvolvimento de políticas e na disseminação de boas práticas voltadas para a inclusão”, informa a diretora de Gestão de Pessoas da FUABC, Nubia Secafem de Freitas.
Além de facilitar o ingresso, a FUABC também busca garantir a permanência e o bem-estar desses colaboradores, promovendo ações de acolhimento, de acessibilidade e de qualificação profissional. “A ideia é que tanto os jovens aprendizes quanto os profissionais com algum tipo de deficiência encontrem na instituição um espaço de desenvolvimento e pertencimento”, completa Freitas.
As oportunidades são atualizadas conforme a demanda das unidades da FUABC e estão disponíveis nos canais oficiais da instituição. Interessados podem conferir as vagas e realizar o cadastro por meio do site https://99jobs.com/fundacao-do-abc.
INCLUSÃO NA PRÁTICA
Ao todo, 17 empresas participaram da iniciativa SEDPcD em 4 de dezembro, com vagas exclusivas em áreas operacionais e administrativas. As ações de empregabilidade são coordenadas pelo Programa Meu Emprego Inclusivo, que opera por 17 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEI), distribuídos em todo o Estado. O projeto utiliza a metodologia do Emprego Apoiado, que dá suporte ao candidato e às empresas para possibilitar a permanência e o desenvolvimento profissional da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.