Fundação do ABC organiza palestra e chá da tarde em comemoração ao ‘Mês da Mulher’

Publicado em: 24/03/2016

Em comemoração ao “Mês da Mulher”, a Fundação do ABC organizou em 23 de março atividade para todas as funcionárias que atuam no campus universitário – tanto da FUABC quanto da Faculdade de Medicina do ABC e da Central de Convênios. As colaboradoras foram convidadas para chá da tarde especialmente preparado para a data. Na ocasião, também participaram de palestra com a secretária de Políticas para as Mulheres de Santo André e professora da FMABC, Silmara Conchão, que abordou o tema “Quem Ama Abraça” – mesmo título de campanha desenvolvida em Santo André para discussões acerca de relações de gênero, com objetivo de diminuir os casos de violência contra a mulher.

A secretária de Políticas para as Mulheres de Santo André e professora da FMABC, Silmara Conchão

A secretária de Políticas para as Mulheres de Santo André e professora da FMABC, Silmara Conchão

A ideia da palestra partiu da funcionária da Secretaria de Saúde andreense, Maria Luiza Malatesta, que intermediou o contato entre a presidente da FUABC, Cida Damaia, e a secretária de Políticas para as Mulheres, Silmara Conchão. “A Fundação do ABC está prestes a completar 50 anos de história. Em toda essa trajetória eu sou a quarta mulher à frente da Presidência. Esse é um momento especial da instituição. Afinal, estamos entre os maiores empregadores da região do ABC. E dos 22 mil funcionários, 70% são mulheres. No Conselho de Curadores ainda somos minoria, mas esse cenário já está mudando”, considera a presidente Cida Damaia, que acrescenta: “As mulheres são mais sensíveis, ouvem mais e são mais acolhedoras. Esses atributos são fundamentais em uma instituição como a Fundação do ABC, que trabalha com saúde, em busca de garantir assistência de qualidade às pessoas”.

Ao encerrar sua participação, a presidente da FUABC lembrou do importante papel da mulher não só no trabalho, mas como esposa, mãe e como grande responsável pelos cuidados com a família. “Não poderíamos deixar o mês da mulher passar em branco. Agradeço a confiança das funcionárias e parabenizo a todas as mulheres por essa data tão importante, lembrando que todo dia é dia da mulher”, completou Damaia.

QUEM AMA ABRAÇA

Secretária de Políticas para as Mulheres de Santo André e professora da FMABC, Silmara Conchão foi a convidada de honra no evento pelo “Mês da Mulher” e ministrou a palestra “Quem Ama Abraça”. O tema refere-se à campanha homônima da Prefeitura de Santo André, lançada em 2014, que capacita professores da rede municipal de educação para formação específica sobre as relações de gênero, a fim de que esse debate seja ampliado, com intuito de diminuir os casos de violência contra a mulher e de quebrar estereótipos que contribuem para a cultura machista, como a de que azul é somente cor de menino e de que homem não chora, por exemplo.

Silmara Conchão ressaltou a importância da reflexão sobre as transformações sociais que têm ocorrido com as mulheres nos últimos anos, as questões de gênero e a “supermulher do século 21”. Também destacou o momento positivo vivido pela Fundação do ABC, com uma mulher à frente da Presidência. “Quando a FUABC convida as mulheres para um evento como este, durante o expediente de trabalho, a entidade está passando a clara mensagem de que vocês são importantes”, garantiu Conchão.

De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres, é preciso redobrar o cuidado frente à “supermulher do século 21”, que não é tão “super” assim. As jornadas duplas – e as vezes triplas – da mulher contemporânea têm contribuído sobremaneira para a piora da saúde e aumento de problemas cardiovasculares no público feminino. “Santo André perdeu em 2014 cerca de 700 mulheres, que foram vítimas de problemas cardíacos. O número é bastante semelhante ao que encontramos no público masculino, coisa que não acontecia há 10 anos, por exemplo”, alertou Silmara Conchão, reforçando a importância dos cuidados com a saúde e com a prevenção de doenças, assim como da busca permanente pelo bem-estar e qualidade de vida.