Fundação do ABC organiza treinamento on-line sobre ‘EFD-Reinf’

Publicado em: 04/10/2024

Capacitação on-line reuniu colaboradores das unidades ligadas à Instituição

 

Os departamentos de Tecnologia da Informação e de Contabilidade da Fundação do ABC realizaram em 1º de outubro um treinamento on-line voltado às unidades de saúde gerenciadas pela Instituição, juntamente com a Unidade de Apoio Administrativo e o Centro Universitário FMABC. O foco foi a atualização e elaboração de relatório analítico da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais, a EFD-Reinf.

A EFD-Reinf é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e faz parte do projeto de modernização da administração tributária e fiscal do Brasil. O objetivo do sistema é substituir a entrega de diversas declarações fiscais e unificar o envio de informações relacionadas às retenções de impostos, contribuições previdenciárias e outras obrigações fiscais acessórias.

“O sistema é utilizado principalmente para reportar informações sobre retenções de impostos federais, como IR, CSLL, PIS e COFINS, além de contribuições previdenciárias sobre serviços prestados ou tomados”, informa o coordenador de Contabilidade da FUABC, Lucas Mazzini, ao lembrar que a EFD-Reinf complementa o eSocial, sistema responsável pela escrituração de informações sobre vínculos trabalhistas e salários.

Contribuintes obrigados a enviar a EFD-Reinf incluem empresas de diversos portes e setores que realizam retenções na fonte ou contratam serviços de terceiros, como é o caso da Fundação do ABC. O envio mensal das informações ocorre via SPED, e a não conformidade ou entrega incorreta pode resultar em penalidades.

MANUAL PRÁTICO

Outra novidade, o departamento de Tecnologia da Informação da Fundação do ABC desenvolveu um manual prático para auxiliar as equipes na correta geração e envio da EFD-Reinf. O material detalha todas as etapas necessárias, desde a extração de dados fiscais até a transmissão dos eventos, oferecendo orientações claras e objetivas para garantir a conformidade com as exigências fiscais e minimizar erros durante o processo.

Pela área de T.I., estiveram à frente do treinamento os colaboradores Narcisio Alves de Lima, Elisabete Cezar de Paula, Alan Dias Chagas e Rodrigo Alcantara dos Santos.