Publicado em: 19/06/2015
Vinculado à Diretoria Executiva de Recursos Humanos, o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Fundação do ABC contabilizou diversas atividades no balanço do último bimestre, com destaques para treinamentos e capacitações de funcionários no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, no Hospital Estadual de Francisco Morato e na mais nova unidade da FUABC, o Hospital Municipal Central de Osasco.
Criado há cerca de um ano, o PDI-FUABC tem por objetivo fundamentar a carreira dos profissionais, direcionando para o alcance da missão, dos objetivos e da obtenção de resultados institucionais. A proposta do programa enfatiza a importância da educação continuada, de modo que os colaboradores se mantenham atualizados e prestem serviços com qualidade e segurança.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
No início de junho, o Hospital Estadual de Francisco Morato recebeu o treinamento “Melhorando a Performance”, que entre os diversos temas abordados destacou a importância do planejamento, das metas e dos resultados, além de desenvolver oficina para reflexão sobre os objetivos individuais e profissionais.
Capacitação semelhante ocorreu em maio no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, na Capital, onde os colaboradores foram estimulados a discutir a missão, visão e os valores da unidade, com debates a respeito de estratégias para alcançar as metas institucionais.
Em 27 de maio, o Hospital Municipal Central de Osasco Antonio Giglio foi palco de treinamento que destacou a importância do trabalho em equipe e do bom relacionamento interpessoal, assim como a resistência e o desconforto com situações de mudança. Os temas em pauta foram escolhidos com objetivo de integrar as equipes da unidade e estimulá-las frente às muitas novidades no dia a dia de trabalho, tendo em vista que a Fundação do ABC assumiu a gestão do hospital há pouco mais de um mês.
O próximo curso programado pelo PDI-FUABC está marcado para os dias 24 e 25 de junho, destinado à capacitação de gestores de Recursos Humanos de todas as unidades administradas pela FUABC para trabalhar com o “eSocial”. Trata-se de uma ação conjunta da Caixa Econômica Federal, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Ministério da Previdência (MPS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), que visa unificar, integrar e padronizar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.
“Estamos buscando oferecer treinamentos em diversas áreas, com temas específicos para setores administrativos, assistenciais e de atendimento ao público, por exemplo. O objetivo é promover a educação permanente dos colaboradores em várias frentes, identificando demandas nas unidades e propondo capacitações que agreguem conhecimento aos funcionários e contribuam com o dia a dia de trabalho nas unidades”, explica a diretora executiva de Recursos Humanos da FUABC, Caroline Saint Aubin.